CONSUMIDOR

Aparelho de análise de combustível doado ao Procon agilizou fiscalização

Aparelho de análise de combustível doado ao Procon agilizou fiscalização
Há um ano, o Procon de Maringá recebeu o equipamento capaz de analisar imediatamente a qualidade do combustível dos postos localizados no município, doado pelo Núcleo Setorial de Postos de Combustíveis de Maringá da ACIM (Nuscom). O funcionamento é simples: basta colocar a amostra da gasolina ou etanol no equipamento, apertar o botão e se obtém o resultado.

Mesmo o equipamento não substituindo o laudo técnico emitido por laboratório especializado, agilizou a fiscalização. “Desde que iniciamos o uso do aparelho, não encontramos nenhum problema grave na qualidade dos combustíveis. Antes dependíamos exclusivamente do laboratório”, diz o gerente de Planejamento do Procon de Maringá, Danilo Bueno.

O etanol permite um percentual de água de 5%, enquanto na gasolina é permitido 27% da mistura de etanol anidro em sua composição. Caso seja constatada a adulteração, como adição de água ou outra substância, imediatamente as bombas são lacradas e após o laudo são feitos os trâmites administrativos com o processo de autuação e possível cassação do alvará.

A Lei Municipal nº 10.752/2018, de autoria dos vereadores Jean Marques, Sidnei Telles, Onivaldo Barris e Alex Chaves, sancionada pelo prefeito Ulisses Maia, estabelece que a Prefeitura de Maringá cassará o alvará e a licença de funcionamento do posto de combustível flagrado comercializando produtos em desacordo com as especificações estabelecidas pelo órgão competente.

O Procon reforça a importância da participação da população na fiscalização. O consumidor que suspeitar de irregularidade no posto, pode comunicar diretamente ao órgão e solicitar a vistoria.

Saiba mais

Procon Maringá (44) 3293-8150