GASTRONOMIA

Smash it e Casa da Mãe Joana fazem os melhores hambúrgueres de Maringá

Foram dezenove criações, em 18 dias de competição, quase sete mil hambúrgueres especiais vendidos, mais de três mil votos registrados.

Smash it e Casa da Mãe Joana fazem os melhores hambúrgueres de Maringá

O 1º Maringá Food Festival – Etapa Hambúrguer, que movimentou a cidade entre 22 de novembro e 9 de dezembro, já revelou o resultado do maior concurso de gastronomia já realizado em Maringá.

A receita da chef Mayara Colonhesi, que comanda a descolada hamburgueria Smash It, fez a cabeça dos jurados Beto Madalosso e Marcos Vigorito e levou o troféu de melhor hambúrguer profissional da cidade. A combinação clássica de pão, carne, queijo, ovo, bacon e cebola ganhou toques interessantes de pimenta e molho gravy, no sanduíche batizado de Demolidor.

TOP 3
Profissional
1º - Smash It - Demolidor
2º - Street Burger - Pé Vermelho
3º - Burger Perk - F.R.I.E.N.D.S.

Para a chef vencedora, o seu diferencial é oferecer produtos frescos e utilizar a técnica que deu nome à casa. “A carne é moída no dia e a gente não monta o hambúrguer. Ele é esmagado na chapa. Mesmo com fila de espera, o nosso hambúrguer é feito na hora”, explica Mayara.

“Eu estava muito confiante. O Demolidor é o tipo de hambúrguer que a gente come todo dia. E quem comer qualquer hambúrguer da Smash It vai ter a mesma sensação. No nosso cardápio, os ingredientes são separados e cada um monta o seu. Eu só montei um pra vocês”, diz.

E foi justamente essa simplicidade que ganhou o paladar dos jurados. “O sanduíche tinha poucos elementos, então dava para sentir melhor os sabores. Além disso, a receita conversa com o restaurante, está dentro do conceito que ela se propôs a fazer”, diz Madalosso.

“Ela conseguiu algo que poucos conseguiram. O excesso de ingredientes, inclusive, foi o maior pecado da maioria dos participantes”, critica o chef.

O especialista em hambúrguer Marcos Vigorito, criador do Guia do Hambúrguer, destaca a técnica utilizada pela chef: “Achei legal que ela usou o recurso de prensar o hambúrguer com a cebola, que não é comum no Brasil. Isso dá muito sabor para a carne, fica muito gostoso”, comenta.

“Ela usou os elementos essenciais para fazer um bom hambúrguer, e conseguiu criar algo novo com o que já tem no cardápio. Correto, com pão macio, tudo combinando: um hambúrguer que não enjoa. É o hambúrguer do dia a dia, e pra mim esse é o melhor hambúrguer”, elogia Vigorito.

Toque indiano e ídolo do rock
Se a comfort food apresentada por Mayara agradou os jurados profissionais, o público preferiu a inovação proposta pela Casa da Mãe Joana. O Freddie Mercury, hambúrguer com inspiração indiana em referência à culinária predileta do líder do Queen, combina pão de açafrão, hambúrguer de cordeiro, salada de cenoura, amendoim e tempero indiano, muçarela de búfala, cebola e maionese de garam masala.

TOP 3
Popular
1º - Casa da Mãe Joana - Freddie Mercury
2º - Burger Perk - F.R.I.E.N.D.S.
3º - Seu Barnabé - Donna Hica Burguer

A ideia de homenagear um dos maiores ídolos da música foi dos sócios Alisson Tinassi e Lucas Ogawa, a partir do filme “Bohemian Rhapisody”, lançado no mês passado.

“A gente costuma fazer isso: pegar algo que está acontecendo no mundo e casar com nossos lançamentos”, explica Tinassi. “Foi muito legal fazer essa criação e o público abraçar essa ideia com a gente. Não é um hambúrguer qualquer, ele tem história, conceito e temperos diferentes”, destaca Ogawa.

“Foi muito criativo, com um conceito muito bom. Eles foram a fundo na história do Freddie Mercury. E para ganhar no voto popular, é preciso divulgar, incentivar os clientes a votarem, então eu achei muito merecido”, diz Vigorito.

Para Madalosso, além da receita inovadora, o bom relacionamento da casa com o público foi essencial para o resultado. “Era um sanduíche interessante, apesar do excesso de elementos. No caso deles, contou o conjunto da obra. Eles são muito profissionais no que fazem, conseguiram contextualizar o sanduíche, motivaram os funcionários e estão em pontos muito bons. E, ainda, têm um público bem engajado”, comenta.

Números
Realizado pela Bússola Eventos, a primeira edição do Maringá Food Festival foi sucesso absoluto. Somente com a venda dos hambúrgueres criados para a competição, os estabelecimentos faturaram juntos mais de R$ 170 mil, conseguindo atrair um público que não tinha o hábito de comer hambúrguer: 60% foram novos consumidores.

“Alcançamos mais de três mil votos, o dobro do que estávamos esperando. Organização, estabelecimentos, parceiros, patrocinadores, público: sete mil pessoas fizeram esse evento acontecer. Estamos muito felizes com os resultados”, comemora o diretor de Projetos da Bússola Eventos, Guilherme Oliveira.

Serviço:
Gastronomia - Maringá.Com