Smash it e Casa da Mãe Joana fazem os melhores hambúrgueres de Maringá
Foram dezenove criações, em 18 dias de competição, quase sete mil hambúrgueres especiais vendidos, mais de três mil votos registrados.
O 1º Maringá Food Festival – Etapa Hambúrguer, que movimentou a cidade entre 22 de novembro e 9 de dezembro, já revelou o resultado do maior concurso de gastronomia já realizado em Maringá.
A receita da chef Mayara Colonhesi, que comanda a descolada hamburgueria Smash It, fez a cabeça dos jurados Beto Madalosso e Marcos Vigorito e levou o troféu de melhor hambúrguer profissional da cidade. A combinação clássica de pão, carne, queijo, ovo, bacon e cebola ganhou toques interessantes de pimenta e molho gravy, no sanduíche batizado de Demolidor.
TOP 3
Profissional
1º - Smash It - Demolidor
2º - Street Burger - Pé Vermelho
3º - Burger Perk - F.R.I.E.N.D.S.
Para a chef vencedora, o seu diferencial é oferecer produtos frescos e utilizar a técnica que deu nome à casa. “A carne é moída no dia e a gente não monta o hambúrguer. Ele é esmagado na chapa. Mesmo com fila de espera, o nosso hambúrguer é feito na hora”, explica Mayara.
“Eu estava muito confiante. O Demolidor é o tipo de hambúrguer que a gente come todo dia. E quem comer qualquer hambúrguer da Smash It vai ter a mesma sensação. No nosso cardápio, os ingredientes são separados e cada um monta o seu. Eu só montei um pra vocês”, diz.
E foi justamente essa simplicidade que ganhou o paladar dos jurados. “O sanduíche tinha poucos elementos, então dava para sentir melhor os sabores. Além disso, a receita conversa com o restaurante, está dentro do conceito que ela se propôs a fazer”, diz Madalosso.
“Ela conseguiu algo que poucos conseguiram. O excesso de ingredientes, inclusive, foi o maior pecado da maioria dos participantes”, critica o chef.
O especialista em hambúrguer Marcos Vigorito, criador do Guia do Hambúrguer, destaca a técnica utilizada pela chef: “Achei legal que ela usou o recurso de prensar o hambúrguer com a cebola, que não é comum no Brasil. Isso dá muito sabor para a carne, fica muito gostoso”, comenta.
“Ela usou os elementos essenciais para fazer um bom hambúrguer, e conseguiu criar algo novo com o que já tem no cardápio. Correto, com pão macio, tudo combinando: um hambúrguer que não enjoa. É o hambúrguer do dia a dia, e pra mim esse é o melhor hambúrguer”, elogia Vigorito.
Toque indiano e ídolo do rock
Se a comfort food apresentada por Mayara agradou os jurados profissionais, o público preferiu a inovação proposta pela Casa da Mãe Joana. O Freddie Mercury, hambúrguer com inspiração indiana em referência à culinária predileta do líder do Queen, combina pão de açafrão, hambúrguer de cordeiro, salada de cenoura, amendoim e tempero indiano, muçarela de búfala, cebola e maionese de garam masala.
TOP 3
Popular
1º - Casa da Mãe Joana - Freddie Mercury
2º - Burger Perk - F.R.I.E.N.D.S.
3º - Seu Barnabé - Donna Hica Burguer
A ideia de homenagear um dos maiores ídolos da música foi dos sócios Alisson Tinassi e Lucas Ogawa, a partir do filme “Bohemian Rhapisody”, lançado no mês passado.
“A gente costuma fazer isso: pegar algo que está acontecendo no mundo e casar com nossos lançamentos”, explica Tinassi. “Foi muito legal fazer essa criação e o público abraçar essa ideia com a gente. Não é um hambúrguer qualquer, ele tem história, conceito e temperos diferentes”, destaca Ogawa.
“Foi muito criativo, com um conceito muito bom. Eles foram a fundo na história do Freddie Mercury. E para ganhar no voto popular, é preciso divulgar, incentivar os clientes a votarem, então eu achei muito merecido”, diz Vigorito.
Para Madalosso, além da receita inovadora, o bom relacionamento da casa com o público foi essencial para o resultado. “Era um sanduíche interessante, apesar do excesso de elementos. No caso deles, contou o conjunto da obra. Eles são muito profissionais no que fazem, conseguiram contextualizar o sanduíche, motivaram os funcionários e estão em pontos muito bons. E, ainda, têm um público bem engajado”, comenta.
Números
Realizado pela Bússola Eventos, a primeira edição do Maringá Food Festival foi sucesso absoluto. Somente com a venda dos hambúrgueres criados para a competição, os estabelecimentos faturaram juntos mais de R$ 170 mil, conseguindo atrair um público que não tinha o hábito de comer hambúrguer: 60% foram novos consumidores.
“Alcançamos mais de três mil votos, o dobro do que estávamos esperando. Organização, estabelecimentos, parceiros, patrocinadores, público: sete mil pessoas fizeram esse evento acontecer. Estamos muito felizes com os resultados”, comemora o diretor de Projetos da Bússola Eventos, Guilherme Oliveira.
Serviço:
Gastronomia - Maringá.Com
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.