CIDADE

Maringá é eleita a 6ª melhor cidade do sul do Brasil para se trabalhar

Maringá foi eleita, por meio de uma pesquisa da revista Você S/A, a 6ª melhor cidade do Sul do Brasil para se trabalhar.

No Paraná a cidade fica atrás apenas de Curitiba e Londrina.

A pesquisa, que também foi destaque no jornal "Gazeta do Povo" de hoje (9), foi realizada este ano pela quinta vez e analisa municípios com população superior a 170 mil habitantes.

A revista, segmentada sobre negócios, avaliou a capacidade de gerar empregos, a oferta de cursos que levem ao desenvolvimento do profissional, a qualidade de vida e o dinamismo da economia dos municípios.

Na região Sul foram avaliados 26 municípios.

Empregos No período de 1º de janeiro de 2005 até o dia 30 de abril deste ano foram criados 5.027 novos postos de trabalho formais em Maringá.

O número, divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ­ Caged ­ do Ministério do Trabalho, é resultante da soma de 2.877 novos empregos gerados na cidade no ano passado e de 2.150 novos postos de trabalho surgidos entre os dias 1º de janeiro e 30 de abril deste ano.

Os dados estatísticos apontam também que só no mês de abril deste ano foram criados 885 novos empregos no município, representando mais de 41% do número de postos gerados no acumulado do primeiro quadrimestre de 2006.

A indústria de transformação foi o destaque no município, com a geração de 818 novos empregos apenas neste ano.

Em segundo lugar aparece o setor de serviços que, desde o início de 2006, já empregou 623 trabalhadores formais.

A construção civil gerou 451 novos empregos no ano, enquanto a agricultura ­ apesar da crise ­ não registra saldo negativo.