MEIO AMBIENTE

Trenzinho, museu e trilhas estimulam visita ao Parque do Ingá

Trenzinho, museu e trilhas estimulam visita ao Parque do Ingá
Maringaenses que há muito tempo não visitavam o Parque do Ingá estão frequentando a reserva. A volta do trenzinho, o museu e as trilhas ecológicas estimulam a comunidade a aproveitar o espaço para o lazer, atividade física, piqueniques e momentos de descontração com a família.

Há mais de 15 anos desativado, a atração do trenzinho foi desfrutada aproximadamente por sete mil pessoas desde do início da operação em 17 de outubro. Cadeirantes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida também tiveram a oportunidade de conhecer espaços até então não visitados.

Durante a semana o trenzinho é oferecido a escolas. Além de passearem pelos caminhos do parque, os alunos conhecem mais sobre a fauna e flora local. Nesses três primeiros meses, o trenzinho terá caráter experimental e será viabilizado pela parceira entre o Provopar iniciativa privada.

O trenzinho também tem caráter social. O visitante pode contribuir com um alimento não perecível como ingresso a ser destinado para entidades assistenciais no município. A comunidade tem se sensibilizado e já deixou cerca de meia tonelada de alimentos desde o retorno da atração.

A volta do trenzinho também possibilita ao visitante conhecer outros pontos do parque, como o museu biológico. O espaço conta com animais taxidemizados, mostruário de insetos, exemplares da fauna aquática, além de rochas e fotografia de aves da reserva.

Trilhas

No segundo semestre, mais de 2 mil alunos da rede pública e particular participaram das trilhas ecológicas no Parque do Ingá. Estagiários de Ciências Biológicas e servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal monitoram as atividades, apresentando espécies de árvores e de pássaros, além de outros seres vivos que compõem a reserva.

O gerente de Áreas de Preservação Ambiental, Adeilson Renato da Silva, explica que as atividades atendem desde crianças de cinco anos a adolescentes do ensino médio, inclusive de outras cidades da região. “Escolas saem cedinho de municípios como Paranacity e Iguaraçu para participar. Nosso objetivo é sensibilizar os alunos para não alimentar os animais silvestres, realizar o descarte correto de lixo, cuidar dos equipamentos públicos e zelar pelo parque como um todo”, explica.

Maria Fumaça

O aumento de público certamente também será impulsionado com a entrega da locomotiva da Maria Fumaça prevista para fevereiro de 2019. A reforma está praticamente concluída faltando apenas alguns detalhes. A locomotiva ganhou tintas nas cores originais levantadas em pesquisa histórica e prospecção que apontou os tipos específicos de amarelo, preto e vermelho. Detalhes passaram por restauro em oficina e sino e demais peças de bronze por polimento. Antes dos procedimentos, a máquina recebeu lavagem completa com produtos desengraxantes de alta performance e retirada de áreas oxidada e pintura desagregada.

O secretário de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, Ederlei Alkamim, destaca que as ações no parque integram uma série de melhorias, como a preparação e abertura do Portão 2 na Vila Operária, limpeza que retirou caminhões de entulhos do local e plano em andamento de manejo da reserva.

“Além de estimular a visitação, nosso objetivo é o de conscientizar a população que a reserva é de toda a comunidade e deve ser cuidada por todos. O parque merece cuidado, respeito e não pode deixar de ser nosso cartão-postal da natureza mais belo da cidade”, enfatiza Alkamim.

Saiba mais

O passeio de trenzinho é realizado nas quintas e sextas, das 8h30 às 10h30 e das 14 às 16 horas, para atender escolas e entidades. Deve ser agendado pelo e-mail parquedoinga@maringa.pr.gov.br. Para o público geral o passeio é feito aos sábados e domingos, 8h30 às 11h30 horas e das 13 às 17 horas. O museu ´aberto para visitação de terça a domingo, das 8 às 17 horas.