PROCON

Semana de Conciliação de Dívidas Bancárias começa na segunda (3)

Semana de Conciliação de Dívidas Bancárias começa na segunda (3)
O Procon de Maringá realiza a partir da próxima segunda, 3, a 2ª Semana de Conciliação de Dívidas Bancárias. O evento acontece, das 8 às 16h30, no auditório Hélio Moreira (anexo ao Paço Municipal) e abrange exclusivamente a negociação com bancos. O mutirão segue até dia 7 de dezembro.

Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú e Santander disponibilizarão funcionários para a negociação. Pessoas com dificuldade em acessar a internet, terão atendimento com servidores do Procon para cadastro no consumidor.gov.br, plataforma de resolução de conflitos pelo próprio portal.

O diretor do Procon, Felipe Martins, alerta os consumidores para o cuidado com as compras no final de ano, período marcado por fortes campanhas publicitárias e que induzem ao gasto excessivo. “Consumidores compram na época de ofertas produtos sem necessidade e acima de seu orçamento. Entram em dívida, realizam financiamentos, refinanciam e seguem em uma sequência de juros caótica”, ressalta.

Em 2017 o Procon atendeu mais de 1,3 mil consumidores na semana de conciliação. A média da renda mensal dos consumidores era de R$ 1,5 mil e a maioria das dívidas estavam relacionadas ao cartão de crédito, seguidas de financiamentos e empréstimos.

Para conter o superendividamento, o Procon de Maringá lançou neste ano o piloto do “Projeto Futuro” com o objetivo da educação financeira. No próximo ano e de forma efetiva, o projeto contará com peças teatrais para crianças, além de palestras para jovens e adultos sobre as boas práticas de consumo, poupança, investimento e de como administrar melhor o orçamento familiar.

O Projeto Futuro também contará com um ônibus adaptado como sala de aula, além de materiais gráficos para colorir e outras publicações destinadas ao público infantil sobre educação financeira.

Saiba mais

Resoluções de conflitos de juros com cooperativas de crédito e lojas de varejo não serão atendidos na Semana de Conciliação e devem ser solicitadas na sede do Procon (Avenida Cerro Azul, 233 - Zona 02- Fone: 3293-8100).