SEGURANÇA

Guarda Municipal dobra capacidade no período de festas de fim de ano

Guarda Municipal dobra capacidade no período de festas de fim de ano
A Guarda Municipal (GM) de Maringá já atua com reforço estratégico pelas festas de fim de ano por meio da ′Operação Natal′. Além da central de operações em funcionamento, a ação contempla o reposicionamento de guardas e patrulhamento mais extensivo. Na abertura do "Maringá Encantada - Um Natal de Luz e Emoção", que deve concentrar mais de 50 mil pessoas no entorno da praça da Catedral no dia 15 de novembro, forte esquema integrado com a GM, Polícia Militar e segurança privada, proporcionará tranquilidade para a população.

"Também intensificamos as abordagens em praças, o que já resultou um aumento na apreensão de drogas e prisões em flagrantes", relata o secretário de Segurança Pública, coronel Antonio Roberto dos Anjos Padilha.

Câmeras de monitoramento foram reposicionadas para melhor controle nas áreas públicas. Na praça Napoleão Moreira, que terá o fluxo de circulação aumentado em decorrência da estação do trenzinho de Natal, praça de alimentação e grandes estruturas decorativas, um dos equipamentos já realiza o monitoramento do público.

O plano de segurança integrado ainda conta com reforço do efetivo na abertura do "Maringá Encantada". A partir das 18 horas, do feriado do dia 15 de novembro, pessoas que se concentrarem na praça da Catedral para assistir a chegada do Papai Noel e o show do cantor Renato Teixeira, observarão guardas circulando no espaço, além de seis postos elevados, com o objetivo de aprimorar o campo de visão dos servidores. No entorno, patrulhamento de veículos assegurarão a segurança de veículos.

Inovador sistema de reconhecimento facial facilitará a busca de crianças e idosos desaparecidos no evento de abertura. A tecnologia se baseia no cadastro remoto por celulares ou tablets que capturam imagens de rostos e fazem a associação de dados, como endereço e outras informações. A base móvel da GM estará local para realizar o cadastro das pessoas mediante autorização prévia.

O sistema também será usado para registro dos vendedores ambulantes, que foram cadastrados pela Diretoria de Fiscalização e passaram por treinamento intensivo com a Vigilância Sanitária. O objetivo é promover a segurança também a partir da alta qualidade dos produtos ofertados.

Saiba Mais

A Guarda Municipal atende 24 horas por dia por meio do telefone 153