SEGURANÇA

Aplicativo auxiliará no reconhecimento de desaparecidos no Natal

Aplicativo auxiliará no reconhecimento de desaparecidos no Natal
A Prefeitura de Maringá, por meio da Guarda Municipal (GM), utilizará um aplicativo que auxiliará na busca de crianças e idosos desaparecidos, além de facilitar o reconhecimento de criminosos. Nesta sexta, 9, guardas municipais participaram de capacitação para conhecer a funcionalidade que será utilizada durante o projeto natalino “Maringá Encantada”.

A tecnologia se baseia pelo cadastro remoto por celulares ou tablets que capturam imagens de rostos e fazem a associação de dados como endereço e outras informações pessoais. A GM utilizará inicialmente a ferramenta para cadastrar idosos e crianças no período natalino.

“Nossa previsão é que mais de 10 mil pessoas por dia estejam na área central nesse período. O cadastro provavelmente será feito na base móvel da GM com a autorização de pais e familiares de idosos, principalmente com Alzheimer, e que possam se perder”, explica o secretário de Segurança, coronel Antônio Padilha.

Além desse público, a GM também realizará o cadastro de vendedores ambulantes. “Saberemos se os comerciantes estarão verdadeiramente cadastrados para determinada praça ou região. O aplicativo estará em fase de teste durante 60 dias e não conta com nenhum recurso do município. Além de ser uma importante ferramenta para encontrar desaparecidos, pode ser fundamental para o combate a criminalidade”, assegura Padilha.

Entre outras funcionalidades estão o monitoramento por meio de georreferenciamento de moradores de rua, usuários de drogas e casos de medida protetiva Maria da Penha. “Após a aprovação na fase de testes vamos analisar a melhor forma para viabilizar a tecnologia de forma permanente”, finaliza Padilha.

O diretor da empresa responsável pelo aplicativo, Jair Palmeira, explica que e a GM de Maringá é a primeira do país a testar a tecnologia que está em teste com as polícias militares de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e alguns outros estados.

“Estamos há pouco mais de 1 ano nesses estados e acreditamos que será fundamental para a guarda municipal maringaense. Disponibilizaremos as 25 licenças para o uso do aplicativo e um banco de dados para o armazenamento de informações. A ferramenta proporcionará redução de custos operacionais e a tomada de ações mais eficazes”, garante Palmeira.