PRÊMIO

Estudante de Umuarama fatura concurso nacional de redação

Estudante de Umuarama fatura concurso nacional de redação
O aluno da Escola Municipal Carlos Gomes de Umuarama, Kaiky Aguiar Mello, venceu a etapa nacional do Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo – categoria redação. Neste ano o tema trabalhado foi "Responsabilidade Compartilhada: a Contribuição das Famílias" no Desafio dos Resíduos. Ao todo, participaram da iniciativa mais 231 mil alunos (redação e desenho) da rede pública de ensino de 2.462 escolas em 298 municípios. Como prêmio faturou um notebook, um notebook para a professora e um projetor para a escola.

Como nesta etapa não existe primeiro, segundo e terceiro lugar, as três melhores redações são consideradas vencedoras. Por isso, ele divide o lugar mais alto do pódio com um aluno de Campo Verde (MT) e uma aluna de Montes Claros (MG). Importante destacar que Kaiky também venceu a regional do PEA promovida pela Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (Adita) em Umuarama. Ele concorreu com 1.270 alunos do 5º ano do ensino fundamental. Na ocasião foi premiado com uma bicicleta, a professora com um tablete e a escola com mini projetor. "O tema sustentabilidade e responsabilidade ambiental é levado para dentro das escolas para que as crianças comecem a ter contato com o uso consciente e o descarte correto. A ideia é construir uma nova geração socioambiental", destacou o coordenador regional de Operações do Inpev no Paraná, Fabio Macul.

Para a realização das atividades foram distribuídos kits educativos, os quais são aplicados nas salas de aula com alunos do ensino fundamental. Todo material segue os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). "Esse trabalho tem início no começo do ano com a entrega do material educativo e formação dos professores. Após a produção das redações e desenhos a própria escola faz uma pré-seleção e nos encaminha os melhores materiais. A partir daí é feita a premiação dos alunos", explicou o gerente Operacional da Adita, Waldir José Baccarin.