CURSO

Prosseguem inscrições para formação de cooperativas de reciclagem

Prosseguem inscrições para formação de cooperativas de reciclagem
Prosseguem abertas as inscrições para curso de abertura e gestão de cooperativas de reciclagem. As 40 vagas, ainda restam 20, serão preenchidas exclusivamente por famílias de baixa renda (maiores de 18 anos). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelos telefones 3222-8995 (ARPSOL) e 3263-4887 (ARAS CARITAS Maringá). É necessário nome completo, documentos pessoais (RG e CPF) e número do Cadastro Único.

O curso terá início em 10 de novembro e término no dia 8 de dezembro. As aulas serão ministradas aos sábados, das 13h30 às 17h40, na UEM (Bloco J 12, Sala 2), nos dias 10, 17, 24 de novembro e 1º e 8 de dezembro. Terá como ministrantes profissionais da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) e Associação de Reciclagem Popular e Solidária.

A capacitação conta com cinco encontros sobre as fases de constituição de cooperativas; regularização administrativa, ambiental, jurídica e contábil; contratos de prestação de serviços e entes envolvidos na gestão de resíduos sólidos recicláveis; gestão comercial e de fluxo de produção.

Atualmente o município conta com seis cooperativas, 150 associados, formadas por famílias de baixa renda. A administração municipal disponibiliza barracões para os cooperados que triam e separam os recicláveis, comercializando com empresas especializadas em fabricar produtos a partir desses materiais.

Além do faturamento com a venda de materiais às empresas especializadas, as cooperativas recebem da Prefeitura R$ 203,99 por tonelada separada. Os valores são rateados entre os cooperados que em alguns casos obtiveram R$ 2,5 mil de renda mensal.

Saiba mais sobre o curso pelos telefones 3222-8995 (ARPSOL) e 3263-4887 (ARAS CARITAS Maringá).