FLIM

Secretaria de Cultura divulga programação completa do evento

A Secretaria de Cultura (Semuc) divulgou nesta sexta, 26, a programação completa da 5ª Festa Literária Internacional de Maringá (Flim).

Secretaria de Cultura divulga programação completa do evento

Entre os dias 21 e 25 de novembro, mais de 40 escritores, incluindo destaques do mercado editorial nacional, participam de palestras, bate-papos e lançamentos de livros. A programação e inscrições para os eventos estão disponíveis no site oficial www.festaliterariademaringa.com.br.

A Flim - uma realização da Prefeitura de Maringá, por meio da Semuc, acontece no estacionamento do Estádio Willie Davids onde mais de 30 estandes contarão com a comercialização de milhares de livros por editoras e livrarias. O horário de funcionamento será das 9 às 21 horas. Após esse horário, a festa literária será marcada por shows, incluindo a apresentação do ex-titã Arnaldo Antunes, em palco na Travessa Jorge Amado, ao lado do Mercado de Maringá.

Entre os destaques da festa literária estão o também ex-titã Tony Bellotto; o poeta e cronista vencedor do Prêmio Jabuti, Fabricio Carpinejar; a ensaísta em jornais de circulação nacional, Márcia Tiburi; o ex-repórter policial e finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, Javier Arancibia Contreras; e listada com melhor romance pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, Carola Saavedra.

Agendamentos
Professores de colégios, escolas e demais instituições de ensino que desejam levar seus alunos para participar das palestras, bate-papos, mesas redondas e espetáculos podem se inscrever também pelo site da Flim. Estudantes com mais de 16 anos também podem participar como voluntários para acompanhar visitantes, escritores e convidados, além de auxiliar na organização dos auditórios e demais ambientes. Inscrições pelo site https://goo.gl/forms/dHvlxazuNrfcglWE2.

Inserindo o maringaense na Flim, escritores como Cristovão Tezza, Jarid Arraes, Marco Cremasco e Daniela Arbex compartilharam experiências na Off- Flim, um evento gratuito e independente contemplado pela lei municipal de incentivo à cultura (Aniceto Matti). A Pré-Flim também contou com bate-papo da escritora infantojuvenil Thalita Rebouças e de Conceição Evaristo, um dos grandes nomes da literatura pós-moderna brasileira e patrona da festa literária.

Com o tema “Resistências” a Flim explora todo o potencial literário para dar visibilidade a mulheres, negros, índios, refugiados e aos LGBTQ′s. Autores são escolhidos pela comissão organizadora, em conjunto com o curador da festa, Rogério Pereira, criador do “Rascunho”, um dos mais importantes jornais especializados em literatura do país. A seleção visa trajetórias marcadas pela atuação no campo da literatura e trabalhos sociais com ênfase na igualdade.

Serviço:
FLIM 2018 - Programação - Maringá.Com