GASTRONOMIA

Festa das Nações está com estrutura quase pronta para sexta-feira (5)

Faltam dois dias para o início da tradicional Festa dos Estados e das Nações, com programação a partir desta sexta, 5.

Festa das Nações está com estrutura quase pronta para sexta-feira (5)

As atividades gastronômicas e culturais seguirão até 14 de outubro, no Centro de Convivência Renato Celidônio (praça da Prefeitura). O horário da festa será das 18 às 23 horas durante a semana. Aos finais de semana e feriados, a partir das 10 horas.

Realizada há 35 anos, a festa tem amparo na lei (n.º 1.551/82). É um dos principais eventos gastronômicos da cidade. Além de celebrar a culinária, o objetivo é fortalecer a solidariedade. Os pratos oferecidos na festa são preparados por 18 entidades assistenciais que atuam no atendimento de crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e famílias com vulnerabilidade social. A renda arrecadada serve para a manutenção dos serviços.

No cardápio deste ano, os pratos típicos oferecidos são espetinhos, bacalhau, porções, pastel italiano, carneiro no tacho, comida japonesa, chinesa, árabe, inglesa, mineira, batata recheada, hambúrguer, eisbein (joelho de porco) com chucrute, pastel, churros, doces, piapara na grelha, açaí, salgados, tapioca, cocada, sorvete e cachorro quente.

Danças
A diversidade cultural do país e do mundo também será representada pelas atrações culturais, com danças folclóricas. Se apresentarão na festa os grupos Mandinga-ê, Fogança, Grune Stadt, Renata Loyola, Anjos da Guarda, Teuto Brasileiro, Sucena, Verkhovena, Yosakoi, os Lusíadas e Rincão Verde.

Na festa também terá 84 barracas da Feira de Artesanato. A feira é para a manutenção de 14 associações assistenciais (Amar a Arte, Artcic, Arte da Terra, Arte Ingá, Artemar, Capricho das Artes, Cidade Canção, Maria do Ingá, Santo Antônio, Gralha Azul, Assindi e as cooperativas Macuco e Núcleo Criativo e a Girassol)

A festa é organizada pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, com a parceria da Secretaria de Cultura (Semuc), Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), 4º Batalhão de Polícia Militar e 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

Serviço:
Programação Festa dos Estados e das Nações - Maringá.Com