CULTURA

Circular Alternativa promove cultura e troca de experiências

A partir dos principais conceitos de comunicar para aproximar as pessoas e expandir a cultura, a Circular Cultural realiza, no próximo dia 22 de setembro a primeira edição do Circular Alternativa.

Circular Alternativa promove cultura e troca de experiências

Com entrada gratuita, o festival apresenta a banda goiana Carne Doce pela primeira vez em Maringá, na turnê de lançamento do terceiro disco da carreira, “Tônus” (2018). O evento acontecerá no Paço Municipal e conta ainda com show da banda Stolen Byrds e um painel com o tema “Os desafios da produção musical independente”, na sala de reuniões do gabinete do prefeito.

As atividades começam a partir das 15h30, com recepção e credenciamento do público do painel, que terá início às 16h e, até às 19h, pretende discutir as mudanças do mercado da música e os caminhos possíveis: da autogestão à diversificação de atividades; selos de música independente e alternativa: como eles podem colaborar para a profissionalização do mercado; e produção e carreira internacional. Os shows da Stolen Byrds e Carne Doce acontecerão a partir das 20h.

Troca de energia
Para o painel, foram convidados Salma Jô e Macloys (Carne Doce), que trazem cerca de cinco anos de experiência de gravações e estrada, além do exemplo de repercussão nacional de autogestão de banda independente, Fernando Dotta (um dos fundadores da Balaclava Records) e Edwardes Neto e João Manoel (Stolen Byrds). A discussão será mediada pelo produtor cultural Marcelo Domingues (Demo Sul).

Com o foco no intercâmbio e trocas de energia, a Circular Alternativa quer possibilitar que o conhecimento e as experiências compartilhadas possam gerar uma carga de energia na cultura local para que, com o tempo, a cidade possa ser sustentável na criação, produção e circulação de produtos culturais.

A escolha de um tema mais amplo para o painel foi unânime entre os realizadores, pois acreditam ser essencial a uma cidade que não faz parte dos grandes centros, mas, que ao mesmo tempo, é morada de muitos músicos e produtores. É também uma forma de identificar as principais demandas da cena local, para que as futuras conversas possam ser mais pontuais.

Serviço:
Circular Alternativa - Maringá.Com