Exposição em Maringá relembra trajetória de ídolo da Seleção Japonesa de Futebol
Se você não é tão ligado em futebol talvez nunca tenha ouvido falar aqui no Brasil em Alex Santos, mas no Japão o jogador é considerado um ídolo nacional do futebol.

Eu explico por que: O lateral-esquerdo disputou as copas do mundo de 2002 no Japão/Coréia do Sul e 2006 na Alemanha. Conquistou também inúmeros títulos pelos clubes que representou no Japão. Só o J-League foram três (1999, 2006 e 2010), sendo o melhor jogador do Japão na primeira conquista. Foram também três Copas do Imperador (2000, 2002 e 2005) e uma copa da Ásia (2000) jogando por Shimizu S-Pulse, Urawa Reds e Nagoya Grampus. Pela seleção japonesa levantou a Copa da Ásia (2004) e duas Copas do Sul da Ásia (2003 e 2005). Em 2007, mais um caneco no Campeonato Austríaco, pelo Red Bull Salzburg.
Alex Santos é paranaense de Maringá. Se naturalizou japonês em 2001 e recentemente voltou ao Brasil, onde vive atualmente com a família. E um pouco dessa trajetória de sucesso está disponível para os fãs do ídolo em uma exposição dentro do 29º Festival Nipo-Brasileiro, que vai até o próximo domingo, dia 16, na Acema, em Maringá. Na exposição é possível ver as camisas que ele usou nas copas do mundo, chuteiras (uma delas de quando ele foi eleito melhor jogador do Japão), medalhas, troféus (um deles em formato de bola de melhor jogador da Ásia), camisas de clubes em que o ídolo japonês passou, mangas das histórias em quadrinho em que ele foi personagem no Japão e muito mais.
"Na exposição os visitantes vão encontrar um pouquinho de tudo que vivi nesses 21 anos que morei no Japão. Da para ver detalhes do clube que comecei e dos clubes em que passei. É um prazer enorme expor um pouco da minha história. Sou apaixonado por Maringá e pelo Japão", disse Alex Santos.
Instituto Alex Santos faz trabalho social em Maringá
O ídolo Alex Santos se dedica atualmente ao Instituto Alex Santos, que fica em Maringá. A entidade faz um trabalho social ajudando crianças e adolescentes carentes a entrarem para o futebol e também no mundo da capoeira. Atualmente o Instituto atende 14 equipes do futebol de base em Maringá. "Antigamente eu jogava, mas agora me dedico a ensinar e passar toda minha experiência para as crianças. Me orgulho em ver os jovens que a gente está ajudando chegando em grandes torneiros como o Campeonato Paranaense de Futebol", acrescentou Alex Santos.
Serviço:
Festival Nipo Brasileiro - Maringá.Com
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
- Siga o Maringa.Com no Canal do Whatsapp