MOBILIDADE URBANA

Semáforos e investimento na sinalização contribuem para segurança e trafegabilidade

Semáforos e investimento na sinalização contribuem para segurança e trafegabilidade
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) intensifica a sinalização das vias para prevenção de acidentes e melhoria do fluxo de trânsito. Neste ano, cerca de R$ 2 milhões são investidos na pintura e reforço de faixas nas avenidas São Paulo, Juscelino Kubitschek, Cerro Azul e outras vias com tráfego intenso de veículos. Até o final de agosto aproximadamente 10 quilômetros de vias do município terão nova sinalização horizontal.

A intervenção conta com a pintura de faixa de pedestres, estacionamento, divisórias de fluxos de trânsito e outras sinalizações na pista de rolamento. Os recursos advêm de multas de trânsito.

O diretor de Fiscalização da Semob, Marcelo Felite, lembra que para 2019 estão previstos R$ 5 milhões para a sinalização das vias, mas ressalta que o comportamento do condutor ainda é o principal para a redução de acidentes. “O respeito aos limites de velocidade e a regras e normas de condução são decisivos”, salienta.

Outra medida importante para segurança e trafegabilidade são os novos semáforos, incluindo a sinalização para pedestres, rebaixamento de guias para cadeirantes e pintura de faixa de pedestres. Recebem as melhorias a confluência das avenidas Parigot de Souza e Nóbrega (entorno do Bosque 2), e os cruzamentos da avenida Guedner com a Cerro Azul e Nildo Ribeiro.

“A instalação de semáforos nas avenidas Parigot com a Nóbrega era uma demanda antiga da comunidade que vai prevenir acidentes e colaborar para o tráfego de veículos”, explica Felite.