OBRAS

Pontes para acabar com alagamentos estão em fase final de conclusão

Pontes para acabar com alagamentos estão em fase final de conclusão
A construção de pontes de concreto na avenida Alexandre Rasgulaeff, sobre o córrego Mandacaru, na baixada entre os jardins Imperial II e Paraíso, e na ligação das ruas Palmital e Pioneiro Arlindo Pedrialli, na mesma região, segue ritmo de conclusão, com previsão de entrega na segunda quinzena de agosto. A Prefeitura de Maringá investe R$ 2,5 milhões no projeto. O recurso é do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investimento em programa de mobilidade urbana.

As pontes estão inseridas em projeto mais complexo, que inclui sistemas de drenagem do entorno como solução para os constantes alagamentos da região. Com a conclusão da obra, esse problema será eliminado, devolvendo ao local a trafegabilidade em dias de chuvas intensas, quando o córrego Mandacaru transbordava e inviabilizava sua transposição pela avenida Alexandre Rasgulaeff e Palmital. Pontes em fase de conclusão nas vias, paralelas, estão integradas num grande projeto de mobilidade.

A conclusão da obra entrou esta semana na fase final com preparo das vigas pré-moldadas que serão posicionadas para dar forma à ponte. O içamento das vigas será feito a partir da próxima segunda, 27, e representa etapa crítica para finalização do projeto. O acabamento começa em seguida para que a obra seja entregue na segunda quinzena de agosto, já pronta para o tráfego, restabelecendo a normalidade da ligação interbairros. As pontes terão 19,3 metros de extensão com área total de 776 metros quadrados.

Campolina concluída

Outra obra de mobilidade urbana que está em fase de liberação total para o tráfego de veículos é a Avenida Pioneiro Alício Arantes Campolina, que liga a Rua Cristal à Avenida Morangueira, também na região Norte da cidade. A liberação da via ainda depende da relocação de postes do sistema de distribuição de energia localizados entre a Avenida Morangueira e a Rua João Luis Dias, na altura do Parque Residencial Cidade Nova.

Segundo técnicos e engenheiros da Semop, os postes deverão ser relocados ainda nesta semana pela Copel e a avenida poderá ser liberada para o tráfego na próxima semana. No conjunto de obras também foi finalizada a complementação da segunda pista da Rua João Luis Dias, que fará futura ligação com as duas pistas do setor norte da Avenida Herval, atualmente interrompida na altura do Jardim Imperial II.

Um balanço realizado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) revela que, com um total de 16 obras de infraestrutura em andamento, a Prefeitura de Maringá está investindo R$ 88 milhões em melhorias nas vias de ligação de bairros em todo o município.