ALERTA

Clima seco aumenta risco de queimadas

Na região Noroeste do Paraná não chove há mais de um mês.

Clima seco aumenta risco de queimadas

E ao que tudo indica passaremos mais uma semana sem precipitações, uma vez que as previsões são de tempo firme. Com isso, surge um problema, principalmente para quem utiliza e administra rodovias: as queimadas.

Devido à vegetação seca os incêndios aumentam. Nas estradas administradas pela concessionária Viapar nas regiões Norte, Noroeste e Oeste do Estado, em todo o mês de junho foram registrados 15 ocorrências. Já em 16 dias de julho esse número já é 60% maior. Ao perceber a presença de fumaça na pista a orientação é que os motoristas não tentem ultrapassar. Nesse caso a empresa deve ser comunicada.

O supervisor do Centro de Controle e Operações (CCO) da empresa, Ronaldo Parpinelli, pede a colaboração dos usuários de outra forma. "Para que não joguem pela janela dos veículos bitucas de cigarro ou outros materiais que possam provocar chamas. É importante que se tenha essa consciência para não colocar outras pessoas em risco", alertou.

Da mesma forma, proprietários de sítios, fazendas, chácaras ou terrenos devem evitar a chamada queimada de limpeza. Para acionar uma equipe da Viapar ligue para o telefone 0800 601 6001.

Serviço:
Veja Previsão do Tempo para os próximos dias