FISCALIZAÇÃO

Operação conjunta Semob/Ipem vistoria tacógrafos

Operação conjunta Semob/Ipem vistoria tacógrafos
Operação conjunta realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), da Prefeitura de Maringá, e Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) fiscalizou o funcionamento de tacógrafos em veículos obrigados pela legislação a utilizarem o aparelho. Foram realizadas 67 abordagens e emitidas 27 notificações sobre a falta de certificado de verificação emitido pelo Ipem. A notificação vai se transformar de auto de infração, passível de recurso.

Cronotacógrafos, mais conhecidos como tacógrafos, são instrumentos instalados em veículos, geralmente caminhões, que registram informações sobre o percurso, indicando respeito aos limites de velocidade, distância percorrida, tempo de condução e descanso do motorista, entre outros dados. São obrigados a instalarem o aparelho veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas e os veículos de passageiros com mais de 10 lugares.

O equipamento, após instalado, precisa passar por verificação técnica de órgão especializado e autorizado, no caso o Ipem, a cada dois anos, ou sempre que sofrer algum dano ou passar por manutenção. Segundo o gerente regional do Ipem, Michel Ravazi, essa foi a primeira operação que o órgão realizou no perímetro urbano. “A iniciativa da Semob merece destaque pelo ineditismo e com certeza será replicada em outras cidades do estado”, afirma.