SEGURANÇA

Guarda Municipal intensifica ações de abordagem

Guarda Municipal intensifica ações de abordagem
A Guarda Municipal (GM) fortaleceu o atendimento e as abordagens na região do Centro Pop e outros pontos da cidade, como as praças Raposo Tavares e Napoleão Moreira da Silva. “Os resultados têm sido positivos”, avalia o diretor comandante da guarda, Osmar Machado. Somente nos últimos dois meses, maio e junho, foram registradas mais de 125 abordagens próximas ao local. O patrulhamento é feito manhã e tarde. Ações conjuntas com a Polícia Militar também reforçam a segurança

Além disso, diariamente, às 8 horas, equipes da guarda realizam a abordagem e a revista em todas as pessoas que estão para entrar no Centro Pop. São recolhidos instrumentos para o uso de drogas e objetos perigosos. Facas, tesouras, estiletes, dichavador e cachimbo (utensilio para o uso de drogas) entre outros objetos, são apreendidos.

“Além do recolhimento de objetos quase que diariamente, também são feitos encaminhamentos quando é visto que há necessidade”, explica Osmar Machado. Entre maio e junho, foram realizados três encaminhamentos para 9ª Subdivisão de Polícia Civil (SDP). Um deles trata-se de um homem com mandato de prisão em aberto desde 2011, acusado de estrupo de vulnerável.

Além da região do Centro Pop, a guarda faz patrulhamento intensivo nas praças Napoleão Moreira da Silva, Raposo Tavares e da Catedral, além da Vila Olímpica e os arredores do Parque do Ingá, entre outras áreas consideradas de maior risco de crimes. Em maio e junho, foram feitas 61 abordagens nesses locais, além do número registrado na região do Centro Pop e do Albergue Santa Luíza de Marillac.

Armamento

Guardas municipais estão em capacitação para receber o porte de arma. A formação consiste em três fases, sendo a parte teórica, avaliação psicológica e a prática. A parte teórica começou em abril deste ano e 40 guardas estão participando das aulas. O final está previsto para agosto. Somente após a avaliação psicológica que os guardas poderão ter a prática. Outros 51 agentes já possuem a formação teórica desde 2015, estavam esperando armas para realizar o treinamento prático. Atualmente, estão fazendo avaliação psicológica para começar a prática.

A atual gestão tomou as providências e fez a licitação para as armas. Recentemente chegaram espingardas calibre 12 e revólveres calibre 38. O treinamento começará em breve, na Escola de Segurança de Maringá. Ainda em fase de licitação, estão para chegar pistolas calibre .380.

A guarda possui 126 agentes. A formação será oferecida a todos, mas somente os aprovados poderão utilizar do armamento. Criada desde agosto de 2007 em Maringá, conforme a lei complementar 671/2007, a Guarda Municipal trabalha na segurança da cidade, auxiliando outros serviços de segurança pública, como Polícia Militar, Civil, Federal e Corpo de Bombeiro.

Mudança

A sede da Guarda Municipal, atualmente localizada na avenida Colombo, 3114, anexada a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), será transferida para local próximo ao Centro Pop, na rua Fernão Dias, 680, esq. com a rua José de Alencar. A mudança está em fase de assinatura de contrato.

Para Osmar Machado, o local além de oferecer melhores condições de trabalho, também possibilitará melhor segurança na região. “Já precisávamos de um lugar maior, coincidiu de ser próximo dessa região. Isso, com certeza, vai servir para otimizar o trabalho por ali”, acredita.

Centro Pop

É um abrigo que funciona das 8 às 17 horas, de segunda a sexta, para que as pessoas em situação de rua tenham apoio, além de incentivo para sair das ruas. O local oferece banho, roupas, higienização e alimentação (café da manhã e lanche da tarde). São feitos cerca de 60 atendimentos diários.

Os moradores cadastrados recebem atendimento com profissionais das áreas de assistência social e psicologia nas oficinas de ressocialização, além de atendimento especializado para contato com familiares, comunidades terapêuticas, abrigamento e serviços intersetorial e socioassistencial.