TRÂNSITO

Motoristas se conscientizam e infrações caem mais de 6 mil

Motoristas se conscientizam e infrações caem mais de 6 mil
A conscientização de condutores para o respeito à legislação de trânsito nos últimos meses teve como reflexo, além da redução de acidentes, uma queda de 25 % do número de infrações registradas pela fiscalização eletrônica de velocidade (radares) e de semáforo. O comparativo é referente a abril e maio, últimos meses com levantamento concluído.

Em março, um mês após a implantação dos radares, foram registrados 32.996 autuações de radares. Em abril o número foi de 19.683 autuações e em maio, caiu para 14.826 infrações. Deste número, 12.267 de velocidade superior à máxima em até 20 %; 2.286 de velocidade superior à máxima em mais de 20 %; e 273 de velocidade superior à máxima em mais de 50 %.

Com relação à fiscalização eletrônica de semáforos (avanço ao sinal vermelho do semáforo ou parada do veículo sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal), março registrou 5.673 autuações, abril 5.858 e maio 4.110. Deste número, 3.967 de avanço de sinal e 143 de parada sobre a faixa de pedestres.

O secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Gilberto Purpur, destaca que a fiscalização eletrônica cumpre a função de mudar o comportamento de condutores. “Os radares fazem os motoristas a estarem em constante vigilância, lembrando que essa postura contribui para uma trânsito menos violento com a redução de acidentes e vítimas”.

A educação de trânsito é mais um aliado para a conscientização de condutores. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) promove ações desde a Educação Infantil com peças teatrais que falam sobre a importância do uso da cadeirinha, respeito à faixa de trânsito e outros temas que fazem parte do cotidiano dos alunos.

Nas empresas são promovidas palestras específicas para cada público. Blitze educativas também sensibilizam condutores e ações lúdicas com “zebras” na faixa de pedestres e “pardais” nas proximidades dos radares conscientizam a população.

Também realizados pela Educação Ambiental da Semob capacitação com motoristas do transporte coletivo a fim de levar segurança para os usuários, a Oficina de Trânsito em parceria com a Viapar e a participação de agentes de trânsito nas reuniões com pais nas unidades de ensino da rede municipal.