CONSCIENTIZAÇÃO

Projeto orienta sobre uso correto do telefone de emergência

Projeto orienta sobre uso correto do telefone de emergência
Alunos da Escola Municipal Rosa Palmas Planas receberam o Samuzinho, personagem criado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para orientar sobre o trabalho realizado pelos socorristas e os problemas causados pelos trotes. Os serviços do Samu são acionados pelo telefone 192 e nos cinco primeiros meses deste ano foram registrados 550 trotes entre as 2 mil ligações recebidas.

“A maioria dos trotes são realizados por crianças, em orelhões, nos horários de entrada e saída da escola”, explicou a enfermeira do SAMU, Fernanda Maia. Durante o treinamento, as crianças do 5º ano recebem educação sobre primeiros socorros, prevenção de acidentes, controle da dengue (trato com vítimas de escorpião), quando chamar o SAMU, porque e como chamar, além da visita à ambulância de atendimento.

O projeto também visa a reflexão sobre movimentos de solidariedade e conscientiza a importância da atuação correta em situação de risco. Os instrutores do projeto são médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas do SAMU. O próximo treinamento será na Escola Municipal Pastor João Barbosa de Macedo, no dia 26 de julho. Confira a programação dos treinamentos no anexo.

PROJETO

Samuzinho é um projeto do Distrito Federal que busca divulgação e consicentização das crianças em idade escolar do ensino fundamental, em escolas públicas e privadas em relação ao Programa SAMU-DF 192.