CAMPANHA

Saúde alerta para o prazo final da vacinação contra a gripe

Saúde alerta para o prazo final da vacinação contra a gripe
A Secretaria de Saúde alerta para o prazo de término da vacinação contra a gripe (Influenza). A campanha, que seria finalizada em 8 de junho, foi estendida até sexta 15 de junho, última data para se prevenir contra os três vírus: Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, os que mais tiveram casos confirmados em 2017.

A coordenadora de imunobiológicos, Edlene Aceti Goes, explica que as baixas temperaturas favorecem os riscos de pegar gripe. “A transmissão aumenta por conta dos ambientes aglomerados. Quanto mais gente tomar a vacina, melhor, até porque ajuda na diminuição de transmissão para o outro também”, diz.

A vacina demora cerca de 15 dias para garantir a imunização, por isso, a dose pode ser tomada mesmo se a pessoa estiver com gripe, inclusive ingerindo medicamentos. A vacina só é adiada se o paciente estiver com febre alta sem saber a origem. Edlene Goes esclarece que após aplicar a vacina, não há fortes reações, normalmente são quadros leves com resolução em menos de 48 horas. “Depende muito da pessoa, pode ser inchaço, dores no corpo, mas se resolve em menos de dois dias”.

Podem se vacinar pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses e menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, professores das redes pública e privada, povos indígenas, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas mediante prescrição médica, pessoas privadas de liberdade - o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional. A vacina é contra indicada aos alérgicos a ovo.

Quem tem direito a vacina deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou a Sala da Vacina, com documento de identificação (RG ou CPF) e a carteira de vacinação. Até terça, 5, dos 125.386 mil que têm direito a vacina, cerca de 101 mil se vacinaram. O grupo de idosos foram os que mais procuraram pela prevenção, dos 44.628 que podem receber a vacina, 45.780 tomaram.