ESPORTE

Ordem de serviço dá início à construção da pista de skate na Vila Olímpica

Ordem de serviço dá início à construção da pista de skate na Vila Olímpica
Na presença da comunidade esportiva, o prefeito Ulisses Maia assinou na tarde desta quinta-feira, dia 24, a ordem de serviço que deu início imediato às obras para implantação de uma pista de skate no complexo esportivo da Vila Olímpica de Maringá.

Com dimensões olímpicas oficiais e no padrão internacional exigido pela Confederação Brasileira da modalidade, a pista está sendo construída na área da esplanada, em frente ao Ginásio Valdir Pinheiro e o velódromo.

“Maringá já é um referencial de esportes de alto rendimento. Agora com esta pista de skate e outra que será construída na Praça da Glória, na região do Jardim Liberdade, além da Praça de Patinação que já entregamos na Praça Pedro Álvares Cabral, na Avenida Cerro Azul, a cidade está estruturada também para a prática dessa modalidade que ganha cada vez mais adeptos e visibilidade”, enfatizou o prefeito.

O secretário municipal de Obras Públicas, Marcos Zucoloto, observou que o projeto da obra atendeu às sugestões da Associação dos Skatistas de Maringá (ASKM) e ocupará uma área de 1.093,30 m², dotada de corrimãos e diversos obstáculos.

A construção da pista exigirá o investimento de R$ 603 mil, sendo R$ 450 mil de recursos federais, originários de emenda parlamentar apresentada pelo deputado federal Edmar Arruda, que também assinou a ordem de serviço.

O prazo para conclusão da obra é de 180 dias.

“Pode parecer que o custo esteja acima dos valores convencionais, entretanto, é preciso esclarecer que trata-se de ′uma obra de arte′ específica para um esporte que exige estrutura reforçada de materiais para sua sustentação, como a fórmula de concretagem, maior volume de ferragens e, principalmente, um sistema de iluminação adequado para esse tipo de equipamento público”, explicou Zucoloto.

Pronta para os JUB′s

Para o secretário de Esportes e Lazer, Valmir Fassina, a previsão é que a entrega da pista coincidirá com o período de realização da etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB′s), que acontecerá no mês de novembro em Maringá.

“Por solicitação de Maringá que, como cidade-sede pode solicitar a inclusão de até três modalidades, a CBDU deverá incluir competições de Skate nos JUB′s deste ano, assim como serão incluídos o Vôlei de Praia e o Ciclismo”, afirmou Fassina.

De acordo com o presidente da Associação dos Skatistas de Maringá (ASKM), Rafael Gomes, a pista foi projetada para a prática da modalidade Street Skate. “É o chamado ′skate de rua′, que é a modalidade que tem maior número de praticantes no Brasil e no mundo e, especialmente, aqui em Maringá”, disse.

Emocionado no evento, o gerente municipal da Juventude, Adriano Bacura, lembrou que em fevereiro deste ano a Prefeitura de Maringá também entregou as obras de reforma geral e revitalização de toda a área da Praça Pedro Álvares Cabral, conhecida como a “Praça de Patinação” ou “Banks”, na Avenida Cerro Azul (Zona 2). A pista de patinação foi repaginada, teve as rampas recuperadas e ganhou novos obstáculos, além da instalação do “bowl” - uma rampa em formato de piscina, que também vinha sendo solicitada há tempos.

“Com mais essa obra, a Prefeitura de Maringá reafirma seu compromisso com a comunidade e o esporte, investindo em áreas de lazer e prática esportiva, incentivando atletas e beneficiando toda a sociedade. Afinal, quando se trabalha em silêncio as coisas acontecem e, hoje, aqui, mostramos que o bolo está pronto”, sublinhou.

Também participaram do ato de assinatura da ordem de serviço os vereadores Mário Verri e Carlos Mariucci; a presidente do Provopar-Maringá, Eliane Maia; o representante da Construtora Semeai Skate Parks - responsável pela obra -, engenheiro Rodrigo Saito; o presidente da OPEM, pastor Alexandre Ferrarezi; além de diretores e gerentes da Secretaria de Esportes e Lazer.