AÇÃO SOCIAL

Maringá compete com cidade da Venezuela

Pelo quarto ano consecutivo Maringá vai participar do Dia do Desafio, competição mundial que é realizada, anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio e que visa atrair o maior número de participantes para a prática de 15 minutos de atividades físicas.

No próximo dia 31 de maio, quarta-feira, Maringá vai competir com a cidade de San Francisco, localizada na Venezuela, com cerca de 351.958 mil habitantes. Seguindo as normas da competição o número de habitantes e o porte das cidades concorrentes devem ser

aproximadamente os mesmos.

Para o secretário municipal dos Esportes e Lazer, Roberto Nagahama, a idéia é fazer com que o maior número de maringaenses participem do Dia do Desafio, a exemplo do ano anterior. "Ano passado fomos vencedores e para obter mais uma vitória necessitamos a ajuda da população que pode fazer qualquer atividade física durante 15 minutos. Certamente com a participação de todos seremos, novamente, vencedores".

No ano passado Maringá venceu a cidade de Punto Fijo, também na Venezuela, quando 71.385 maringaenses participaram da competição, contra 2.986 venezuelanos. Já em 2004, Maringá foi derrotada pela cidade peruana de Trujillo e em 2003, primeira participação na competição, Maringá venceu a cidade de Soacha, na Colômbia.

Para os organizadores do evento, o intuito do Dia do Desafio é fazer com que as pessoas pratiquem qualquer atividade física, exercitando a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário. A iniciativa é do SESC, com apoio da Prefeitura de Maringá, através da Secretaria dos Esportes e Lazer. Este ano o projeto conta com parceria

das escolas e faculdades e de todo os setores da cidade, como empresas e centros esportivos.

Atividades
Muitas atividades podem ser praticadas no Dia do Desafio, algumas sugestões são: ginástica, musculação, alongamento, ciclismo, caminhadas, corrida, danças, expressão corporal, futebol, handebol, voleibol, judô, skate, cama elástica, cabo de guerra. Também podem ser realizados serviços domésticos, atividades rurais e comunitárias, como limpeza de bens públicos praças, igrejas, ruas, entre outras.

Os participantes podem realizar as atividades em grupos ou individualmente e devem ligar para a central do Dia do Desafio Sesc- e informar o nome, a atividade que praticou e o horário.

História

Este ano, o Dia do Desafio completa 11 anos de realização no Brasil, que teve a primeira participação na cidade de São Paulo, em 1995. Atualmente participam 35 cidades brasileiras, mobilizando cerca de 2 milhões de pessoas. Na América Latina o evento é coordendo pelo Sesc.

No ano de 2001, o Dia do Desafio conseguiu mobilizar 19 milhões de pessoas. Em 2002 a competição alcança 1096 cidades de 25 países. E em 2003 bate todos os recordes quando mais de 38 milhões de pessoas praticaram 15 minutos de atividade física em todo o mundo.

Dia do Desafio

A competição foi lançada no inverno de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegou aos 20 graus negativos. O prefeito sugeriu, então, que às 15 horas, quando a noite começava a surgir, todas as pessoas apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo, convidando todos os moradores para exercitar o corpo.

Por meio do total de eletricidade economizada no momento da caminhada foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Porém, o rigoroso inverno, com temperaturas muito baixas, levou à transferência da atividade para o mês de maio, início do verão no Hemisfério Norte. Desde então, o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos, na última quarta-feira do mês de maio, crescendo a cada competição o número de cidades participantes.

PMM