SEGURANÇA

Semob promove atividades para marcar o “Maio Amarelo”

Semob promove atividades para marcar o “Maio Amarelo”
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) da Prefeitura de Maringá promove uma série de ações para marcar o “Maio Amarelo”, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. As atividades serão realizadas principalmente na Expoingá, no Pavilhão Azul, entre os dias 3 a 14 de maio.

A novidade deste ano é o óculos simulador de embriaguez, que mostra como a ingestão de álcool pode comprometer a condução de veículos e também a segurança do próprio pedestre. Outro simulador será o de capotamento que possibilitará aos visitantes a sensação de um acidente real e sensibilizará as pessoas para o uso de cinto de segurança.

Além dos simuladores, uma minipista e ciclovia poderão ser utilizadas por crianças para aprender algumas regras de segurança no trânsito. Peças teatrais também sensibilizarão a plateia para um trânsito mais seguro. Após o período da exposição, a Semob intensificará blitze educativas em alguns pontos da cidade.

O lema do Maio Amarelo deste ano (Nós Somos o Trânsito) lembra da importância e responsabilidade de cada cidadão e foi iniciado em 2014 a partir de resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu o período de 2011 a 2020 como a ′Década de Ações para a Segurança no Trânsito′. A decisão foi baseada em estatísticas que apontam para 1,4 milhão de mortes por ano no mundo provocadas por acidentes de trânsito.