MEIO AMBIENTE

Educação ambiental sensibiliza comunidade para coleta seletiva

Educação ambiental sensibiliza comunidade para coleta seletiva
A Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (Sema) promove uma série de atividades de educação ambiental para sensibilizar a comunidade para a preservação dos parques e outros espaços verdes do município. Para comemorar o Dia do Planeta Terra (22 de abril) a Sema foi até a Praça Raposo Tavares e conscientizou a população para a coleta seletiva.

Quem passava pela praça recebia o saco biodegradável da nova coleta seletiva para separação dos recicláveis e de imã de geladeira em comemoração ao dia. A atividade contou com a participação de estagiários que ressaltaram a importância da reciclagem para reduzir a utilização dos recursos naturais. A ação teve apoio do Rotary.

O secretário de Meio Ambiente, Ederlei Alkamin, destaca que a reciclagem será o foco das ações de educação ambiental. “Neste ano, vamos intensificar atividades para estimular a separação de materiais”, lembra. A educadora ambiental da Sema, Claudineia Almeida da Silva, explica que pequenas ações, como a realizada na praça, são extremamente importantes para o equilíbrio ambiental. “Não temos ideia do ganho ambiental e de como podemos gerar renda separando os resíduos”, acrescenta.

Entre as atividades de educação ambiental da Sema estão as trilhas ecológicas com alunos de escolas no Parque do Ingá. Dez pontos destacam a fauna e flora local e enfatizam o cuidado com os animais e a importância da correta destinação de resíduos pelos visitantes. Um dos destaques é o museu do parque que reúne fungos, plantas, répteis, peixes e outros animais taxidermizados, além de uma pequena coleção de pedras.

Em parceria com a Secretaria de Educação e Núcleo Regional de Redação, a Sema realizou concurso de redação para sensibilizar toda comunidade escolar para a prevenção de queimadas em áreas residenciais e em terrenos baldios. Também foram realizadas diversas ações com a comunidade para o manejo de cipós, principalmente espécies invasoras que sufocam as árvores, no Parque do Ingá e no Parque das Palmeiras (Jardim Vitória).

A comunidade do entorno do Horto Florestal também foi sensibilizada por palestras e outros encontros, principalmente para o cuidado e não alimentação de animais silvestres, evitando atropelamentos e acidentes com esses animais.

Saiba mais

Interessados em participar das atividades de educação da Sema podem entrar em contato pelos telefones 3901-1889 e 3293-8770