MOBILIDADE URBANA

Projeto do novo Contorno Sul prevê pontes, viadutos e trincheiras

Projeto do novo Contorno Sul prevê pontes, viadutos e trincheiras
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) finalizou anteprojeto para reforma integral do Contorno Sul. O custo estimado em R$ 225 milhões inclui abertura de três novas pistas, viadutos e trincheiras, pontes, galerias pluviais, nova sinalização vertical, horizontal e semafórica.

O secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, destaca que o projeto de resolução definitiva do Contorno Sul é inédito e, além de visar a redução de acidentes, fluidez no trânsito, pode contemplar ainda ciclovia do lado norte que reúne a maior área comercial e residencial.

“Com canteiros centrais, o Contorno também terá de volta sua característica de avenida. O projeto contempla ainda viadutos e trincheiras na avenida Colombo no trevo com o Contorno Sul, um dos locais com maior problema de trafegabilidade”, acrescenta Purpur.

Uma das grandes causas de degradação do contorno, a falta de drenagem, será resolvida com a implantação de galerias pluviais em diversos pontos. A maior parte do trecho não conta com essas galerias, o que acelera o desgaste da via. A pista existente será “refeita” e toda destinada para o sentido PR 317 e BR 376 com três pistas e acostamento.

Nos principais pontos de ligação entre o lado norte e sul da pista haverá 11 obras de arte, entre viadutos e trincheiras: nas avenidas Pioneiro Antônio Ruiz Saldanha e Pioneiro Maurício Mariani, estrada São José, nas avenidas Carlos Borges e Joaquim Duarte Moleirinho, nas ruas Ataulfo Alves, Guerino Baldo, Domingos Danhoni e Mário José de Ferraz.

O anteprojeto do Contorno Sul servirá de referência para o projeto geométrico que integra um dos itens da carta consulta, documento que será protocolado na Secretaria de Assuntos Internacionais (Seain), órgão vinculado ao Ministério de Planejamento, para o pleito de financiamento com fontes externas como agências internacionais.