SAÚDE

Oftalmologista orienta sobre prevenção de conjuntivite

Oftalmologista orienta sobre prevenção de conjuntivite
A Secretaria de Saúde orienta a população sobre os cuidados de prevenção da conjuntivite, em virtude do aumento de casos confirmados nas unidades de saúde de Maringá. A conjuntivite é uma inflamação na membrana externa do globo ocular, dividida em bacteriana, alérgica e viral. A conjuntivite viral é mais comum e que está circulando pelo município.

Em Maringá, no período de uma semana (de 06 a 13 de abril), foram confirmados 130 casos de conjuntivite. O oftalmologista da Secretaria de Saúde, Urcel Thomas Leroux, alerta para evitar o contato direto com os olhos, não trocar materiais de uso pessoal, além de evitar aglomeração.

“Temos o costume natural de levar as mãos aos olhos, então é fundamental lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel e não compartilhar produtos de beleza”, recomenda.

Os principais sintomas da conjuntivite viral são os olhos avermelhados, secreção ocular, sensação de areia no olhos. “A doença é benigna e dura de 7 a 15 dias. O tratamento é feito com compressas de água fria nos olhos e soro. Além dos cuidados de higiene que ajudam controlar o contágio e a evolução da doença”, esclarece. Em casos de dúvida, procurar a unidade de saúde mais próxima.