OBRAS

Construção de pontes contra alagamentos segue cronograma previsto

Construção de pontes contra alagamentos segue cronograma previsto
A construção de três pontes para eliminar pontos de alagamento na Avenida Dr. Alexandre Rasgulaeff e na Rua Palmital, na região norte de Maringá, acompanha o ritmo previsto no cronograma e já se prepara para a etapa de assentamento das vigas de sustentação da estrutura.

Nesta semana as equipes da empresa de engenharia contratada para execução das obras atuam na finalização da base das cabeceiras e na fabricação, no próprio canteiro, das vigas protendidas em concreto armado.

De acordo com técnicos da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), depois de prontas as vigas pré-moldadas serão assentadas nas pontes com o apoio de um guindaste.

A operação para assentamento das vigas deverá ser executada nos próximos dias e as três pontes têm entrega prevista para o mês de junho, conforme estabelecido em contrato.

Na Avenida Dr. Alexandre Rasgulaeff as pontes são construídas em cada uma das duas pistas da via no ponto de travessia sobre o córrego Mandacaru, na área de baixada entre os jardins Imperial II e Paraíso.

As vigas do “tabuleiro” da pista de rolamento têm extensão de 25,4m e as da base de sustentação medem 19,4 metros.

A outra ponte é construída, também para transposição do córrego Mandacaru, ligando as ruas Palmital e Pioneiro Arlindo Pedralli, no fundo de vale da divisa do Jardim Santa Helena com o Parque Residencial Quebec. No local serão utilizadas vigas de 28,25m no “encabeçamento” e de 22,18m de extensão na base.

Construídas em estrutura de concreto com vigas protendidas pré-moldadas, as três pontes terão área total de 776m² e custo de R$ 2,5 milhões, com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em atendimento ao Programa de Mobilidade Urbana.

Desvios de tráfego

Por conta dos trabalhos de construção, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) interrompeu o tráfego de veículos nos trechos das duas vias onde as obras são executadas. As intervenções ocorrem na área do fundo de vale do Parque do Cinquentenário.

Os motoristas que seguem pela Avenida Dr. Alexandre Rasgulaeff - no sentido entre as avenidas Mandacaru e Morangueira - devem desviar à direita pela Rua Ônix até acessar a Rua Cristal e seguir até a Avenida Pioneiro Alício Arantes Campolina. O retorno à Avenida Dr. Alexandre Rasgulaeff é feito pela Avenida Projetada 290120. Quem se dirigir para o sentido oposto deve seguir o itinerário contrário.

Já os motoristas que trafegam pela Rua Palmital devem desviar à direita na Rua Pioneiro Pedro Gabriel dos Santos - na altura do Parque Residencial Quebec - e ir até a Avenida das Palmeiras para retornar pela Rua Titanita até a Rua Pioneiro Arlindo Pedralli, na altura do Jardim Santa Helena.