MOBILIDADE URBANA

Avenida Morangueira terá retorno pelas duas pistas da Campolina

Avenida Morangueira terá retorno pelas duas pistas da Campolina
As obras do prolongamento da Avenida Pioneiro Alício Arantes Campolina, que estavam paralisadas na altura do bairro Cidade Jardim, já avançam em direção ao cruzamento com a Avenida Morangueira, pelo lado norte da Vila Esperança.

Nesta semana, funcionários e máquinas das empresas de engenharia vencedoras de duas licitações atuam na preparação da base para asfaltamento das duas pistas.

De acordo com projeto operacional, elaborado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), a avenida vai transpor a Avenida Morangueira e seguirá em direção à região Leste da cidade pelas ruas Caxambu e São Lourenço, que vão compor um binário na altura do Jardim Alvorada.

As duas pistas da Avenida Campolina terão retorno para a Avenida Morangueira, pelo lado leste, na união do binário Caxambu/São Lourenço. Pelo lado oeste o retorno para a Avenida Morangueira será feito em área próxima à torre de transmissão de energia, que ficará no canteiro central da Avenida Campolina, ao norte da Vila Esperança.

Harmonia no trânsito
As obras da avenida fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que prevê investimentos de R$ 25 milhões em melhorias nas vias de ligação de bairros da região centro-norte da cidade.

Considerada estratégica para ampliar as alternativas de acesso à área central da cidade, a Avenida Pioneiro Alício Arantes Campolina contorna, pelo lado norte, o campus da Universidade Estadual de Maringá.

De acordo com o secretário Gilberto Purpur, a entrada em operação da avenida vai desafogar o tráfego intenso que atualmente é registrado nas ruas Vitória e Iguaçu, na Vila Esperança, e proporcionar melhor fluidez no trânsito de veículos na Avenida Morangueira, que será contemplada com retorno pelas duas pistas.

“Além de criar retorno para ambos os sentidos da Morangueira e facilitar o acesso de moradores da região norte ao centro da cidade, a Avenida Campolina também vai diminuir o fluxo na Avenida Alexandre Rasgulaeff e, consequentemente, harmonizar o trânsito no contorno de veículos pelo terminal de ônibus urbano da Praça Ouro Preto, na divisa do Parque Residencial Cidade Nova com o Jardim Alvorada”, avalia.

No conjunto de obras também são finalizados os procedimentos complementares de drenagem em todo o trajeto de prolongamento da Avenida Campolina.