CIDADE

Prefeita de Vila de Rei visita Maringá e anuncia realização da Feira de Degustação

A presidente da Câmara de Vila de Rei, Maria Irene Conceição Barata Joaquim, e a presidente do Provopar de Maringá, Luiza Pupin, concederam entrevista coletiva à imprensa, nesta quinta-feira (11), para divulgarem a nova parceria entre Maringá e Vila de Rei: uma Feira de Degustação. Em torno de 15 produtos tipicamente lusitanos, entre embutidos, bordados e azeite lisboneta, produzidos pela Associação de Desenvolvimento Pinhal Maior (cooperativa de produtores de cinco municípios), estarão expostos a partir do dia 3 de junho na Festa Junina do Centro Português.

De acordo com a presidente do Provopar de Maringá, Luiza Pupin, a parceria entre Maringá e Vila de Rei tem como objetivo mostrar os produtos produzidos na região para, posteriormente, importá-los.

Vila de Rei é um município situado no centro de Portugal e conta com aproximadamente 5 mil habitantes. Até 2003, uma das maiores fontes de renda dos moradores consistia da extração da resina de pinho. Um grande incêndio destruiu os pinheiros e modificou a economia do local. Segundo a prefeita, Irene Barata, a força econômica da região hoje provem da “transformação de carnes”, que consiste na fabricação de embutidos.

A prefeita está em seu quinto mandato consecutivo, demonstrando grande credibilidade no conselho português e executando transformações significativas para o desenvolvimento de Vila de Rei, como a parceria com o município de Maringá. “Estou há 17 anos como presidente da Câmara de Vila de Rei e a cada nova eleição a votação aumenta. Neste quinto mandato obtive a maior votação, como sempre”, explica Irene. Assim como no Brasil, o mandato do Executivo é de quatro anos em Portugal.

Segundo a presidente do Provopar de Maringá, esta foi a segunda vez que Irene Barata visitou Maringá. “A primeira visita aconteceu em outubro do ano passado, quando foi acertado o convênio para a seleção de imigrantes maringaenses para viverem em Portugal”. A prefeita estará de volta na cidade no dia 3 de junho, quando trará produtores portugueses para apresentarem alimentos da região no Centro Português.

“A intenção, na próxima visita de Irene, é organizar uma nova coletiva de imprensa para esclarecer como os maringaenses que embarcaram para Portugal no último dia 4 passaram o primeiro mês”, explica Luiza Pupin.
PMM