TERMINAL INTERMODAL

Obras do novo terminal avançam e seguem dentro do cronograma

Obras do novo terminal avançam e seguem dentro do cronograma
A empresa Sial concluiu a construção das estruturas dos dois edilícios operacionais do novo Terminal Intermodal - um destinado à comercialização de passagens, sanitários públicos e outro à central de videomonitoramento para controle de frotas e outros serviços. A construtora aguarda o avanço das obras para realizar os acabamentos.

Além dos dois edifícios a empresa finalizou todas fundações de aproximadamente 13 metros de profundidade, para receber as bases da cobertura metálica das plataformas de embarque. A etapa de adequações no subsolo, pavimentação, implantação de calçadas e todas as etapas e instalações dentro da estrutura metálica devem ser concluídas até o final de 2018 ao custo de R$ 24 milhões.

Nesta semana também foi assinado o contrato de mais de R$ 22 milhões com a empresa Salver de Santa Catarina, vencedora da licitação para a fabricação de estruturas e coberturas metálicas, entre elas a do mezanino que concentra grande parte da obra. O espaço de 4 mil metros quadrados terá lojas, praça de alimentação e setores administrativos, interligando a área norte e sul do terminal, transpondo, com 7,5 metros de altura as avenidas Tamandaré e Horácio Raccanello Filho. A Sial prossegue com a construção de um dos acessos do mezanino, e após a conclusão estrutural do mezanino pela Salver, ficará responsável pela instalação elétrica, hidráulica e de outras obras civis do espaço.

Atualmente a Sial intensifica as ações na estação ferroviária norte, projetada para receber futuramente o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que contará com escada rolante, elevadores e saguão de embarque e desembarque. Na estação, onde foram escavados aproximadamente 8 metros e executadas contenções e fundações, é preparada a lage para em seguida ser erguida a estrutura metálica. Já na estação ferroviária sul o avanço das obras aguardam a realocação da rede de alta-tensão subterrânea da Copel.

As obras prosseguem dentro do cronograma com término previsto para o primeiro semestre de 2019. O novo terminal urbano integra as obras do Programa de Mobilidade Urbana que prevê também a implantação do corredor de ônibus que ligam as zonas norte e sul do município. Compõem também o novo sistema a implantação de corredores nas avenidas Kakogawa e Morangueira (com oito pontos de embarque e desembarque) e dos terminais de integração construídos na praça Ouro Preto (Avenida Morangueira) e nas praças Emílio Farjado Espejo e Megumu Tanaka (Avenida Kakogawa).