IPTU

Contribuintes têm até quinta-feira (22) para pagar IPTU com desconto

Contribuintes têm até quinta-feira (22) para pagar IPTU com desconto
Proprietários de imóveis em Maringá têm até esta quinta, 22, para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com desconto de 8 %. Para quem optou pelo parcelamento (primeira parcela venceu 25 de janeiro) o pagamento das demais 11 parcelas tem vencimento entre os dias 11 e 20 de cada mês. O contribuinte deve ficar atento e conferir a data de vencimento que corresponde ao antepenúltimo dígito do cadastro emitido na guia.

Os que não receberam as guias de IPTU ou não têm acesso à internet devem retirar os carnês na Praça de Atendimento (Paço Municipal) aberta de segunda a sexta, das 9 às 16h30. Contribuintes com cadastro eletrônico no Acesso Cidadão devem acessar o sistema para não perderem os descontos. As guias do IPTU são emitidas apenas pela internet e não serão enviadas pelos Correios.

Já o requerimento de isenção do IPTU pode ser solicitado até 28 de março também na Praça de Atendimento do Paço Municipal. Aposentados, pensionistas e pessoas com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência podem solicitar o benefício desde cumprem requisitos estabelecidos pela legislação.

Caso seja deferido, o contribuinte que protocolar o pedido até do 22 de fevereiro terá desconto de 8 % para o pagamento a vista do valor das taxas de serviços públicos, não tendo desconto para solicitações após esse período. Recursos provenientes do IPTU são utilizados na melhoria da infraestrutura urbana e ampliação e melhorias dos serviços nas áreas de saúde e educação.