ESPORTE

Seleção brasileira convoca ginasta maringaense

Renata Matera Lima, de 13 anos, é a nova integrante da seleção brasileira de ginástica rítmica. A maringaense fazia parte da equipe de ginastas do Ciagyn (Centro Integrado de Assistência em Ginástica para o Desenvolvimento Humano), um dos projetos mantidos pelo FIA -Fundo Municipal para a Infância e Adolescência.

A atleta se muda para Londrina em outubro, cidade escolhida pela seleção para os treinamentos. Renata começou a treinar ginástica rítmica desportiva em 1996, quanto tinha apenas cinco anos. Lira Lima, sua mãe, conta que em um passeio

informal nas proximidades do Chico Neto, a filha viu algumas ginastas treinando e disse "eu quero fazer aquilo lá".

Foi o início de uma carreira ainda em ascensão, mas já vitoriosa. Em 2002, Renata e a equipe do Ciagyn conquistaram a medalha de ouro pelo Paraná nos Jogos da Juventude do Brasil, em Goiânia. Para a atleta, este

título foi o mais importante até agora. No ano passado, o 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica, disputado em Belém do Pará, rendeu à equipe de Maringá a vaga para disputar o Pan-Americano Juvenil nos Estados Unidos. Ficaram em 4º lugar.

"Estou muito feliz de participar da seleção brasileira. Essa nova equipe vai ser treinada para disputar a Olimpíada de 2008 e vamos treinar muito, apesar do pouco tempo", diz a atleta.

Ciagyn

O Ciagyn foi criado em agosto de 2003 para ampliar o acesso das crianças à ginástica rítmica, esporte ainda pouco difundido e restrito a ginásios.

"Vimos no FIA a oportunidade de levar a ginástica para alguns bairros, aproveitando a estrutura que muitos deles já oferecem e aumentando o quadro de professoras", explica Glória Nakashima, presidente da organização não- governamental.

No ano passado o FIA municipal destinou R$ 5.673,00 ao projeto, que também recebeu recursos do FIA estadual, no total de R$ 5 mil.

As aulas acontecem no Chico Neto, no Maringá Clube, Centro Social Urbano e Centro Esportivo do Jardim Alvorada. Além da ginástica rítmica, o Ciagyn começou a trabalhar neste ano com futebol de salão, graças a uma parceria

com a UEM. "Estamos começando, e a idéia é ter resultados tão positivos quanto os que temos na ginástica", diz Glória.

Títulos

No ano passado, as conquistas da equipe Ciagyn foram as seguintes:

Categoria adulto

Campeonato Paranaense (Maringá/PR) 1º lugar

Jogos Abertos do Paraná (Pato Branco/PR) 2º lugar

Campeonato Brasileiro (Vitória/ES) 4º lugar

Categoria Juvenil

Campeonato Paranaense (Toledo/PR) 2º lugar

Jogos da Juventude do Paraná 2º lugar

Campeonato Brasileiro (Belém/PA) 3º lugar

Copa Pan-Americano Juvenil (Estados Unidos)4º lugar

PMM