EDUCAÇÃO

Criação de plataforma digital promoverá integração entre pais e escolas

Criação de plataforma digital promoverá integração entre pais e escolas
Para melhorar a comunicação entre pais e entidades de ensino, a Secretaria da Educação (Seduc) recebeu na manhã desta quarta, 31, proposta para criação de uma plataforma digital, incluindo site e aplicativo. Sistema será como meio campo para atender alunos, pais e professores. A expectativa é que seja implantado em toda rede de ensino municipal até final do primeiro semestre deste ano.

Pelo sistema, os pais poderão saber se os filhos estão na aula, por meio das chamadas online, além de informar a escola quando os alunos estão tomando algum tipo de medicação ou com problemas de saúde, por exemplo. Também será possível deixar recados, notificações e orientações. O software estará disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS, além da web.

A ação faz parte do chamamento público, desenvolvido pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide). O edital foi lançado em agosto do ano passado para melhorar a integração entre o cidadão e a administração municipal e fomentar a inovação em diversas secretarias.

Para o diretor de Inovação da Seide, Franz Wagner Del Belo, o sistema online é uma necessidade, com objetivo de intensificar e modernizar o atendimento. “É oferecer práticas de comunicação e facilitar os dois lados, tanto os pais quanto os professores”, observa.

Além da Seduc, o Procon também recebeu projeto para otimizar o atendimento e auxiliar o usuário na checagem de documentos, evitando o retorno na unidade. A próxima proposta de sistema online será apresentada à Secretaria de Saúde, com objetivo de uma plataforma que diminuía ou até mesmo zere os índices de ausência em consultas especializadas.