CARNAVAL

Folião consciente integra várias secretarias durante os sete dias de folia

O Provopar será responsável pela barraca gastronômica.

Folião consciente integra várias secretarias durante os sete dias de folia

O Carnaval de Rua de 2018, pela primeira vez, terá a participarão das Secretarias de Cultura, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social e Cidadania, Mulher, Mobilidade Urbana, Fazenda, Esporte e a Guarda Municipal, integradas para conscientizar e fiscalizar os foliões durante os sete dias de festa. O Carnaval, realizado nos dias 3, 4, 9, 10, 11, 12 e 17, contará com 10 blocos e quatro bandas concentrados Vila Olímpica.

Todo trabalho de conscientização será feito sem panfletagem. A Secretaria de Meio ambiente distribuirá tambores de lixos com identificação dos materiais orgânicos e recicláveis, além da van e agentes de educação ambiental. A Secretaria da Mulher será responsável pela conscientização do assédio sexual e a Assistencial Social e Cidadania contra o trabalho infantil, principalmente orientando os comerciantes a denunciar o ato.

A Secretaria de Saúde intensificará suas ações de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis com as entregas das camisinhas e conscientização nos semáforos. Embora a campanha seja destinada para todos os públicos, o foco são os jovens dos 17 aos 24 anos, faixa etária com maior índice de casos positivos de HIV e Sífilis em Maringá. Outra ação da secretaria é com a conscientização da dengue.

A Guarda Municipal e a fiscalização estarão distribuídos em locais estratégicos para assegurar a segurança durante o Carnaval. O gerente de Eventos da Secretaria de Cultura,Luiz Fernando Neves, alerta aos foliões que não será permitida a venda de bebidas e alimentos durante a folia e o consumo de bebidas em garrafas de vidros. "É a primeira vez que Maringá recebe uma estrutura de carnaval com tantos trios elétricos. Temos que fiscalizar para garantir a festa de todos", esclareceu.

No distrito de Floriano e Iguatemi a banda Via Brasil tocará das 20 às 23 horas. Em Floriano, será dia 10 de fevereiro, na avenida Antônio Santiago Gualda (praça da igreja). Em Iguatemi, será no dia 12 de fevereiro, na rua Pioneiro Otávio Franco com a avenida Antônio Bortolotto. Também dia 12 de fevereiro, o baile de Carnaval da avenida Mandacaru será com o grupo Samba de Manco, das 20 às 23 horas, no Parque das Laranjeiras.

Serviço:
CULTURA: Carnaval de Rua 2018