MOBILIDADE URBANA

Fiscalização prepara transportes escolares para volta às aulas

Fiscalização prepara transportes escolares para volta às aulas
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) vai realizar na próxima semana, entre os dias 29 e 31 de janeiro, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, a primeira vistoria semestral dos veículos escolares do município. Serão vistoriados todos os itens de segurança, como pneus e extintor de incêndio, por exemplo, além do conforto e higiene. As aulas recomeçam dia 5 de fevereiro.

Os veículos que fazem o transporte escolar devem ter menos de 15 anos de fabricação. Depois de aprovados na vistoria recebem selo, fixado do lado direito no canto inferior do para-brisas. O selo e a presença do monitor são obrigatórios, com objetivo de comprovar o cadastro e a regulamentação do transporte, além da qualificação do motorista para execução do serviço. Monitor é o profissional responsável por certificar o uso do cinto de segurança e orientar o embarque e desembarque das crianças.

Os usuários devem ficar atentos. Em caso de irregularidade, o titular será notificado para realizar a regularização e deverá retornar para nova vistoria. Se não houver a regularização, o veículo é impedido de participar da frota de transportes escolares. Também não recebe selo de aprovação, estando sujeito a multas e outras penalidades previstas na legislação.

Saiba mais

A vistoria será realizada na sede da Semob (Avenida colombo, 3114), nos dias 29, 30 e 31. Horário: das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h00.