TEMPO

Empresa japonesa faz apresentação sobre novo Radar instalado no Paraná

Empresa japonesa faz apresentação sobre novo Radar instalado no Paraná
Na sexta-feira (12), na sede da Defesa Civil Estadual, a empresa japonesa Japan Radio Co. (JRC) realizou uma apresentação sobre o funcionamento do Radar que está sendo instalado no Paraná. O equipamento faz parte do projeto conjunto entre a JRC, JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), Defesa Civil Estadual e Simepar para melhoria do monitoramento meteorológico.

Entre os assuntos abordados estão o funcionamento e tecnologia do novo radar, compatibilização com os sistemas de monitoramento já existentes, e metodologia de processamento das informações para a previsão de desastres.

Esta é a primeira fase do projeto, que envolve a instalação do radar e instalação de um software que avalia riscos de deslizamentos. O ponto crucial, neste primeiro momento, é a parametrização de software que será colocado em teste. Após isso, iniciam os testes e a calibração contínua do equipamento para atender melhor as demandas locais, com base nos dados coletados pelo radar.

Este é um projeto pioneiro, cujos resultados podem indicar a possibilidade de utilização de novas tecnologias de prevenção de desastres no Brasil, podendo diminuir os impactos causados pelas catástrofes.

O teste deste sistema será desenvolvido sobre uma área específica da Região Metropolitana de Curitiba, que será monitorada continuamente, validando a utilidade sistema.
Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil