SAÚDE

Vacina contra HPV também previne contra vários tipos de câncer

Vacina contra HPV também previne contra vários tipos de câncer
“É a primeira vacina de prevenção ao câncer. Quanto mais precocemente a pessoa vacinar, mais proteção ela desenvolve e o resultado disso será visto lá na frente”, afirma a coordenadora imunobiológica da Secretaria de Saúde, Edlene Loureiro Góis, lembrando que o Papiloma Vírus Humano (HPV) é o principal causador de câncer de colo de útero, sento a terceira maior causa de morte de câncer em mulheres. Além disso, a vacina também previne contra câncer na genitália e faringe.

Vacinação contra HPV está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na sala de vacinação. Podem se vacinar gratuitamente, meninas com idade entre 9 e 14 anos e 11 meses e meninos de 11 a 14 anos e 11 meses. São duas doses com intervalo de seis meses entre elas.

Além deste grupo, pacientes de 9 a 26 anos que fizeram transplantes de órgãos ou estão em tratamento de câncer ou apresentam diagnóstico positivo do HIV/Aids também têm direito à vacina. É necessário ter prescrição médica e tomar três doses. Depois de dois meses após a primeira dose, o paciente toma a segunda. Na sequência, espera quatro meses para tomar a última.

É preciso ter em mãos a carteirinha de vacina e os documentos pessoais. Se a criança, adolescente e o adulto que pode tomar a vacina já tiver o diagnóstico da doença, ainda assim poderá se vacinar, pois a aplicação protege contra quatro vírus. “Às vezes, a pessoa foi atingida só por um vírus e a vacina servirá para proteger de outros três”, explica a coordenadora Edlene.

Pessoas com a doença podem procurar qualquer UBS ou o Centro de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para iniciar o tratamento. Os sintomas são feridas no corpo, algumas bem pequenas. O tratamento é feito por cauterização e as feridas são queimadas. Coordenadora Edlene destaca que a principal forma de prevenção é o cuidado na relação sexual e a vacina.

Balanço

No total de 2017 foram aplicadas 10.860 vacinas no grupo de meninas e meninos de faixa etária até 14 anos. Destes, 7.227 tomaram a primeira dose da vacina e apenas 3.633 tomaram a segunda.

Além destes, 5.147 pessoas de 15 a 26 anos também receberam a vacina. Essa faixa etária foi uma ampliação do Ministério da Saúde no mês de agosto, devido ao estoque de vacinas que estavam para vencer. Essa ampliação está disponível com a segunda e terceira dose.

Em 2018, 567 meninas e meninos até 14 anos receberam a imunização. Sendo que 282, tomaram a primeira dose e 285 procuraram pela segunda.