PREFEITURA

Aplicativo "Acesso Cidadão" aproxima contribuinte da gestão pública

Aplicativo "Acesso Cidadão" aproxima contribuinte da gestão pública
Cadastramento eletrônico oferecido pela Secretaria de Fazenda (Sefaz) promove a interação entre o cidadão e a Prefeitura. Através do site www.maringa.pr.gov.br/acessocidadao ou pelo aplicativo gratuito “Acesso Cidadão”, o contribuinte pode conferir irregularidades, prazos, alertas e problemas em imóveis, terrenos, muros e calçadas, além de fazer negociações em caso de multas.

Para criar uma conta, o contribuinte precisa ir até a secretaria ou conectar-se ao sistema. Depois de escolher login e senha, o cidadão recebe um comunicado no e-mail para validar o cadastro. Durante o processo, o sistema exige o número do lote de uma das propriedades e a quadra em que está localizada. Com esses dados a Prefeitura traça as informações sobre o endereço e outros possíveis imóveis. O acesso também inclui empresas.

As notificações mais frequentes são referentes a conservação de imóveis vazios e calçadas, que muitas vezes servem de depósito de detritos e entulhos. A fiscalização emite prazo de 15 dias para que a irregularidade seja sanada.

A gerente de Fiscalização, Rosana de Lima Marson, explica que o aplicativo foi criado também com o objetivo de garantir melhor eficácia nas ações de combate as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. “Damos ênfase nessas questões que podem melhorar a saúde pública”, diz.

A gerente lembra que é necessário acessar frequentemente o aplicativo para ver as notificações e orientações. Caso o contribuinte receber multa, é possível negociar descontos pelo próprio sistema e informar o pagamento. A mensagem chegará até o fiscal, para constatação do atendimento e as devidas atualizações.

“É importante, principalmente, porque aproxima a Prefeitura e o cidadão. É mais fácil e não tem burocracia”, comenta a gerente Rosana, deixando evidente que ter o ′Acesso Cidadão′ é, praticamente, ter a Prefeitura na palma da mão.