COMÉRCIO

Pesquisa aponta satisfação com vendas natalinas

Pesquisa aponta satisfação com vendas natalinas
Levantamento realizado com 101 empresas pelo Departamento de Pesquisa e Estatísticas da Acim aponta que 65% dos entrevistados venderam até 30% mais no período natalino de 2017 em relação a 2016. O índice de satisfação com as vendas foi de 60%. A pesquisa contemplou estabelecimentos do centro (46%), bairro (42%) e shoppings (12%). O melhor dia de venda apontado pelos comerciantes foi 23 de dezembro.

Para 95% dos entrevistados, a decoração natalina foi atrativa para o turismo e 91% acredita que eventos culturais são importantes para atrair consumidores da região. A pesquisa apontou que consumidores de Mandaguaçu, Paranavaí e Campo Mourão foram maioria nas lojas, que também receberam compradores de mais de duas dezenas de cidades da região e de outros estados, como Mato Grosso e Santa Catarina.

Confecções lideraram as vendas (66%), seguidas por calçados (15%). A maioria dos consumidores (62%) parcelou as compras no cartão de crédito, 18% usou cartão débito e 13% pagou à vista. Para 64% dos entrevistados o projeto de decoração natalina da cidade (Maringá Encantada), contribuiu para incrementar as vendas. O projeto de decoração contemplou ruas, avenidas e praças da cidade e dos distritos de Floriano e Iguatemi.

A decoração será desmobilizada no próximo dia 6, o que inclui a Casinha do Papai Noel e o presépio montado na Praça da Prefeitura, que serviu de palco para apresentações culturais e três encenações do Auto de Natal, organizado pelo Instituto Lirius, parceiro do projeto ′Maringá Encantada′. A iluminação da praça, as estruturas em forma de presente da praça da Catedral e o túnel de luz permanecem funcionando até final de janeiro.