LITORAL

Efetivo do Corpo de Bombeiros será reforçado durante a Operação Verão com guarda-vidas civis

Efetivo do Corpo de Bombeiros será reforçado durante a Operação Verão com guarda-vidas civis
O Corpo de Bombeiros já está atuando no litoral do Paraná com 45 postos de Guarda-vidas. No dia 21 de dezembro serão 89 Postos em funcionamento durante todo o verão. Contando com um efetivo de 660 bombeiros militares que irão desempenhar diversas funções no litoral. Este número será reforçado com 34 guarda-vidas civis (GVC) formados pelo Corpo de Bombeiros do Paraná.

O 8º Grupamento de Bombeiros concluiu a capacitação de 21 novos guarda-vidas civis na última segunda-feira (18). Este projeto teve início no ano de 2000 e tem o objetivo de formar e capacitar civis na atividade de salvamento aquático, para atuarem nas atividades de guarda-vidas durante a operação verão, sendo que também darão continuidade nas ações preventivas no decorrer do ano no litoral onde residem.

O curso iniciou no dia 18 de novembro através de um processo seletivo, sendo composto por disciplinas teóricas e práticas, que foram desde instrução sobre os serviços diários, até salvamentos mais complexos. A prova final foi a realização de um simulado de resgate a um afogado, realizada no dia 19 de dezembro, os GVC que obtiveram êxito, estão capacitados para atuarem e executarem o serviço de guarda-vidas.

A partir do dia 21 de dezembro, os guarda-vidas civis (GVC) serão distribuídos em todo o litoral do Paraná, sendo que estes 21 capacitados estarão em fase de estágio, juntando com mais 13 GVC já formados, que irão trabalhar sempre acompanhados de um Bombeiro Militar guarda-vidas.

Fonte: Comunicação Social do Corpo de Bombeiros / Operação Verão 2017/2018
Corpo de Bombeiros do Paraná