CIDADE

Maringá se reafirma como exemplo de gestão pública

Maringá se reafirma como exemplo de gestão pública
Carlos Alberto Sardenberg, comentarista do Jornal da Globo, se referiu a Maringá como exemplo de gestão pública durante o programa desta quarta, 20. O jornalista, que esteve na cidade em outubro para falar sobre Estabilidade e Recuperação: a economia e a Lava Jato nas eleições de 2018”, citou Maringá ao final de reportagem abordando a situação de penúria financeira de muitos municípios brasileiros que, na prática, estão de pires na mão por gastar mais do que arrecadam. O resultado é a precariedade dos serviços públicos essenciais, como educação, saúde e saneamento.

Além de conversas que teria tido com representantes de organizações civis de Maringá em sua passagem pela cidade, Sardenberg embasou seu comentário em dados da Macroplan, consultoria especializada em administração estratégica e gestão orientada para resultados. No documento ′Desafios da Gestão Municipal - 2017′, a consultoria lista as 100 cidades mais populosas do país e como seus indicadores econômicos e sociais evoluíram nos últimos 10 anos. Aponta ainda os desafios dos gestores municipais para enfrentar desafios críticos ao desenvolvimento.

Entre os indicadores que sustentam o posicionamento dos municípios na lista, quatro (educação, saúde, segurança e saneamento) consolidam o Índice dos Desafios da Gestão Municipal. A análise da consultoria coloca Maringá em posição de destaque em diversos indicadores, consolidando a cidade não apenas entre as mais populosas do país, mas também como um dos municípios com os mais elevados índices de desenvolvimento. Carlos Sardenberg afirma que o acompanhamento pela sociedade da gestão pública é indispensável para obtenção desses resultados.

Entre as medidas adotadas pela gestão do prefeito Ulisses Maia em Maringá para dar transparência ao uso dos recursos públicos está a formação do Conselho de Gestão fiscal, formado por três membros indicados por entidades representativas da sociedade civil com formação em finanças e tributos. O trio tem acesso a todas as informações contábeis e financeiras do município para acompanhar os procedimentos e a aplicação de recursos públicos de forma independente. O conselho, de caráter consultivo, reafirma compromisso de transparência do governo.

“O conselho tem livre acesso a todas as informações financeiras do município, de forma a dar o máximo de transparência à aplicação dos recursos públicos”, afirma o prefeito, acrescentando que os resultados apontados pela consultoria reforça o entendimento de que é necessário dar sempre o máximo de visibilidade ao uso do dinheiro público, tendo sempre com a sociedade uma parceria para fiscalizar os processos. “Não vejo outra forma de promover o desenvolvimento e o avanço em áreas estratégicas sem parceria com o cidadão os vereadores”, afirma Ulisses.
Assessoria PMM