FILANTROPIA

Protetores independentes discutem resgate de animais

Protetores independentes discutem resgate de animais
“Nosso objetivo é resgatar vidas”, diz a protetora de animais Juliana Maia. Ela e mais 19 protetores independentes estiveram na noite desta terça, 19, na Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), para discutir ideias sobre o resgate de cães e gatos. Participaram do encontro o vice-prefeito, Edson Scabora, a vice-presidente do Provopar, Miriam Scabora, o secretário de Meio Ambiente, Ederlei Alkamim e o diretor de Bem-Estar Animal, Marco Antônio Lopes de Azevedo. As reuniões serão mensais.

“Vamos conhecer quem são esses protetores individuais, que já fazem um ótimo trabalho. Orientar, propor e executar ações com eles, para resgatar mais animais”, destaca o secretário da Sema, Ederlei Alckamim.

Juliana explica que além das ONGs, existem pessoas que resgatam animais, cuidam e organizam doações de maneira independente. Esses grupos funcionam através das redes sociais. Os independizantes têm, em média, 15 animais em casa, como é o caso de Juliana Maia. Os bichinhos são retirados das ruas e tratados com recursos financeiros do protetor. Quando o animal está saudável é encaminhado às feiras de adoção, organizadas pelos grupos.

Uma das propostas já pensadas pela Sema é criar aplicativo de conexão entre doadores e pessoas que desejam receber doação. A ideia é que o aplicativo tenha características físicas do animal e informações de quem quer ser o dono. Também terá conteúdos sobre o mundo animal e ferramentas para denunciar maus tratos.

Juliana Maia foi quem buscou o primeiro grupo de pessoas para a reunião. O objetivo é reunir todos os grupos de Maringá e unificá-los em prol dos animais. “É ter amor e respeito a eles”, acredita Juliana. Próximo encontro está previsto para 19 de janeiro.

Saiba Mais informações

Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) 3293 - 8750
Assessoria PMM