PESQUISA

Maringá Encantada′ atrai turistas e decoração vira atração estadual

Maringá Encantada′ atrai turistas e decoração vira atração estadual
Sondagem realizada pelo Observatório do Turismo e Eventos - núcleo de pesquisas do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau -, em parceria com o projeto Maringá em Números, idealizado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), mostra que 37,2% do público do Maringá Encantada é formado por pessoas que não moram na cidade. Ainda de acordo com o levantamento, a maioria dos turistas é do Paraná: 87,5%.

A pesquisa foi feita no último sábado, 9, com base na cidade informada nas placas de veículos estacionados nas imediações da avenida XV de Novembro, onde está o palco central do Maringá Encantada.

A superintendente do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Yara Linschoten, afirma que os números comprovam como a programação natalina ajuda a consolidar Maringá como destino de turistas de eventos, o que contribui para aquecer a economia local no fim de ano. “Essas pessoas aproveitam as atrações e acabam gastando por aqui, seja com alimentação, no comércio, ou mesmo com hospedagens”, frisa ela.

Cidades da região como Sarandi (8% do total), Paiçandu (2,9%) e Marialva (2,2%) foram as mais identificadas nas pesquisas, que também averiguou veículos com placas de Mandaguari, Jandaia do Sul, Doutor Camargo, Floresta, Cianorte, Munhoz de Melo, Guarapuava, Curitiba, São Carlos do Ivaí, Jussara, Colorado, Paranavaí, Umuarama, São Pedro do Ivaí, Araruna, Nova Esperança, Jardim Olinda, Japurá, Arapongas e Santa Fé.

Além disso, também foram constatados veículos emplacados no Estado de São Paulo - das cidades de Teodoro Sampaio, Jundiaí e da capital paulista - e nos municípios de Sete Quedas (MS) e Belo Horizonte (MG).

O diretor geral do Codem, João Ricardo Tonin, explica que é comum durante todo o ano que as pessoas da região se desloquem para Maringá durante os fins de semana. No entanto, ele ressalta que a programação de Natal atrai ainda mais os visitantes.

“Muitas cidades da região não têm a mesma infraestrutura de entretenimento que Maringá possui. Por isso, com as atrações de Natal, é esperado que essas pessoas venham para Maringá e tragam suas famílias”, comenta ele. Ao todo, 137 veículos fizeram parte do levantamento, durante a noite de sábado passado.

Sondagem realizada no último sábado com pessoas que participaram da programação do Maringá Encantada, revela que o projeto ainda é uma novidade para muitos. Dos entrevistados, 88% disseram que era a primeira vez que frequentavam um evento da programação natalina elaborada pela prefeitura. Além disso, 64% consideraram a iniciativa “muito boa” e os 36% restantes “boa”.