ESPORTE E LAZER

Vila Olímpica é referência para famílias que praticam esporte

Vila Olímpica é referência para famílias que praticam esporte
Ele é o palco principal de importantes competições que elevam o conceito de equipes e atletas de alto rendimento da cidade e região aos mais altos postos do cenário esportivo nacional e até internacional.

Ao mesmo tempo, o complexo esportivo da Vila Olímpica de Maringá é centro de referência para muitas famílias de adeptos do esporte amador que buscam iniciação ou procuram aperfeiçoar sua performance, diariamente, nas mais diversas modalidades.

De acordo com cronograma elaborado pela gerência de Esportes Comunitários da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp), os praticantes de esporte da cidade têm em todos os dias da semana a oportunidade de treinar, de se aprimorar e receber orientações fundamentais de professores de educação física para desenvolver com qualidade as suas atividades.

“Além de espaços esportivos de alto padrão, disponibilizamos treinadores qualificados para orientar corretamente a desenvoltura dos atletas já consolidados e também de qualquer cidadão comum que procure nossos centros esportivos para praticar algum esporte”, assegura o secretário Valmir Fassina.

Ele cita como exemplo o elevado número de adeptos da Natação que procuram por treinamentos mais intensos nas piscinas da Vila Olímpica. “Um claro reflexo do bom trabalho realizado está nas vagas para a modalidade de Natação e outros esportes preferenciais, que são totalmente preenchidas assim que as aulas são anunciadas. O mesmo ocorre com o Vôlei de Areia, com o Pilates, nas aulas de alongamento, ginástica e outra série de atividades desenvolvidas nos centros esportivos”, diz.

Horários de treinamentos

Acompanhamento técnico para iniciantes é oferecido gratuitamente por professores, do quadro próprio da Sesp e de associações parceiras, em uma série de modalidades. Há até uma pista, plana, apropriada para a prática de Skate.

Aulas de Atletismo, por exemplo, são disponibilizadas para pré-adolescentes, a partir de nove anos de idade, às terças e quintas-feiras, nos períodos das 8h às 9 horas da manhã e das 14h30 às 15h30, na pista do Estádio Willie Davids, com a professora Sandra. Às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 9h30, o professor Mauro orienta os praticantes de Atletismo, também no Willie Davids, com idade acima de 10 anos. No período das 15h às 17 horas o atendimento é para iniciantes com mais de 13 anos de idade.

Já os adeptos do Basquetebol têm a professora Branca como orientadora no Ginásio Valdir Pinheiro. As aulas são direcionadas para crianças acima de 5 anos, às segundas, quartas e sextas-feiras, no período das 8h30 às 10h30 e às terças e quintas-feiras a partir das 13h45. Os treinamentos avançados ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras a partir das 13h30.

Quem está na faixa entre 10 e 17 anos de idade e gosta de Ciclismo recebe orientações no Velódromo, com o professor Carlão, também às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 18 horas.

Já os praticantes de Karatê com mais de 8 anos de idade recebem treinamento com o professor Carlos às terças e quintas-feiras, depois das 18 horas, no Ginásio Valdir Pinheiro.

Outra modalidade que tem as vagas preenchidas com facilidade é a Ginástica Rítmica, que oferece aulas para iniciantes com idade entre 6 e 10 anos, também no Ginásio Valdir Pinheiro. Os treinamentos são realizados às segundas e quartas-feiras, no horário das 14h às 15 horas, e às terças e quintas-feiras nos períodos das 8h30 às 10h30 e das 14h às 15 horas.

Para os próximos dias está prevista também a reativação do Clube do Xadrez, que, depois de três anos, voltará a oferecer aulas na Vila Olímpica com o professor Jomar Egoroff, de segunda a sábado, para turmas de alunos com mais de 7 anos de idade.

Centros esportivos

Também os moradores de bairros e distritos de Maringá que buscam iniciação ou qualificação na prática de modalidades esportivas dispõem de espaços apropriados, perto de suas casas, para essa finalidade.

Desde o começo deste ano, por determinação da administração municipal, também os ginásios e quadras esportivas de escolas e centros municipais de educação infantil são disponibilizados, gratuitamente, no período noturno e nos finais de semana para os moradores das comunidades.

As opções de práticas esportivas também são variadas e específicas para pessoas com deficiência, como o Vôlei Câmbio e outros esportes para cadeirantes. “Maringá inclusive sediou recentemente os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná - o ParaJap′s”, observa o secretário.

A lista de eventos para participação de moradores se estende também às inscrições abertas ao público para a tradicional Prova Rústica Tiradentes e o Circuito Anual de Corridas de Rua, promovidos pela Sesp e seus parceiros.

As provas pedestres são divididas por categorias de idade e recebem todo acompanhamento técnico, de segurança e saúde necessários para o bem-estar dos competidores. As principais competições do circuito realizadas com participação popular, em Maringá, são as provas rústicas do Jardim Alvorada, Mandacaru e de Iguatemi.

Se a disposição das famílias de moradores recaem apenas para recreação e lazer, uma das melhores opções oferecidas pela Sesp é o projeto “Você na Praça”, que é realizado uma vez por mês em diferentes bairros e distritos do município.

“Nosso objetivo é atender da melhor maneira possível todas as famílias praticantes de esporte. Desde as que desenvolvem esportes de alto rendimento até as que têm crianças iniciantes, jovens e atletas já adultos. Inclusive os idosos também podem usufruir das Academias da Terceira Idade para se manterem saudáveis e com espírito sempre jovial”, conclui Fassina. (CP/PMM)

Mais informações: (44) 3221-5770 (Secretaria de Esportes e Lazer)