PARQUE DO JAPÃO

Prefeitura fecha provisoriamente parque para transição administrativa

Prefeitura fecha provisoriamente parque para transição administrativa
A Prefeitura assumiu no início desta semana a administração do Parque do Japão. A Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) será a responsável pelo parque, tendo à frente a diretora executiva Maria Lígia Guedes. Para a transição e reorganização administrativa, o parque será fechado para visitação nesta quarta, 8, e reaberto no dia 15 de novembro.

A segurança da área, antes terceirizada, passa a ser inicialmente realizada pela Guarda Municipal. A concessão do restaurante, salão de eventos e demais espaços será analisada pela administração. Durante o fechamento o parque passará por limpeza, ajustes na iluminação, reinstalação da rede telefônica e outras intervenções.

Mesmo com a mudança de gestão, as iniciativas realizadas no interior do parque e ações para preservação arquitetônica e paisagística do local sempre serão debatidas com um conselho consultivo a ser criado. O órgão contará com 20 integrantes indicados pela colônia japonesa e por representantes da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que administrou nos últimos anos o parque.

Dificuldades financeiras enfrentadas pela Oscip tornaram inviável a manutenção da área. Sensível ao problema, à grandiosidade e ao valor cultural do parque, a Prefeitura assumiu a administração. A diretora executiva da Semusp, Maria Lígia Guedes, assegura que a entrada será gratuita e que a administração respeitará a cultura japonesa e a preservação do parque.