LIXO

Pedreira Ingá vence licitação de aterro para destinação final de resíduos sólidos

Pedreira Ingá vence licitação de aterro para destinação final de resíduos sólidos
A Pedreira Ingá venceu nesta quinta, 26, a licitação para a contratação de empresa especializada na destinação final de resíduos sólidos com características domiciliares em aterro devidamente licenciado. A proposta firmada pelo período de 12 meses foi de R$ 10.252.020,00. A empresa maringaense era a única concorrente.

A comissão de licitação realizará nesta sexta, às 9 horas, vistoria técnica à empresa para certificar o cumprimento das exigências do edital, antes do parecer pela homologação da vencedora.

O aterro ofertado deverá ter uma condição de vida útil, capacidade licenciada e instalada superior a 9.5 mil toneladas mensais no período de no mínimo cinco anos. A administração terá acesso a relatório diário de pesagens, de forma online, por sistema de videomonitoramento em tempo real das pesagens dos caminhões.

Entre outros requisitos, está a necessidade de impermeabilização com materiais naturais e revestimento sintético, sistema de drenagem de chorume e gás, compactação e cobertura diária dos resíduos depositados, sistema de drenagem de águas superficiais e de monitoramento das águas subterrâneas.

Antes do processo atual, o edital de licitação para a contratação de empresa para destinação de resíduos, aberto em maio, foi revogado a pedido da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) quando o poder judiciário concedeu liminar solicitada em mandado de segurança por uma das participantes do processo licitatório. No dia 28 de julho a administração contratou em caráter emergencial a Pedreira Ingá, no valor de R$ 2.565.000 para a destinação final de resíduos pelo período de 90 dias.

A principal alteração do atual edital é a não limitação de distância dos aterros. Para isso a Semusp destinará a coleta em local de transbordo dos resíduos (de responsabilidade da empresa contratada). O processo de destinação de resíduos segue os princípios e diretrizes do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, elaborado por instituições públicas, entidades de classe e organizações não-governamentais, complementando a retomada da coleta pública de resíduos.