Os 46 anos do Parque do Ingá serão comemorados neste domingo, 8, com diversificada programação. A festa começa cedo, com missa no interior da imensa reserva florestal cravada no coração de Maringá. Segue com inauguração de loja de souvenir e se espalha no entorno do parque, com feira de artesanato, de flores e shows. O ′parabéns pra você′ deve ecoar alto, cantado pelas milhares de pessoas que passam pelo parque todos os finais de semana, usufruindo de natureza preservada e um imenso lago criado artificialmente.Ainda que tenha sido pensado na década de 1940, nas pranchetas de Jorge de Macedo Vieira, engenheiro que projetou a cidade para a então Companhia de Terras Norte do Paraná, o Parque do Ingá deixaria a condição de apenas uma reserva florestal, em forma de pulmão, em 1971, na gestão do prefeito Adriano José Valente. Sob consultadoria de Aníbal Bianchini da Rocha, conhecido como ′Jardineiro de Maringá′, o parque foi inaugurado em outubro. O engenheiro agrônomo foi decisivo na projeção.Mas antes disso, nos anos seguintes à fundação da cidade, no final da década de 40, o córrego que no futuro se transformaria num lago, era acessado por uma caminho que serpenteava a mata, percorrido por lavadeiras a partir da avenida Laguna, na Vila Operária. O trajeto da passarela metálica que se inicia no portão 2 do parque, reaberto nessa gestão, reproduz a ′picada′ usada pelas lavadeiras. Esse e tantos outros fatos ligam o parque a história de Maringá. Até por onde se anda, esse passado está presente.Os paralelepípedos que servem de piso para os caminhos em meio à mata revestiam antes a avenida Brasil, pavimentada no final da década de 1960. Outro elemento importante da história de Maringá, a ′Maria Fumaça′, como eram conhecidas as locomotivas, dá as boas vindas às pessoas na entrada do parque. Não por acaso, o maringaense tem com o local uma estreita relação de afetividade, por razões históricas e ambientais. A reserva, que se ergue exuberante no centro da cidade, é refúgio de lazer e, seu entorno, da prática esportes, como caminhadas.O local em que a missa será rezada por Dom Anuar Battisti, a gruta de Nossa Senhora Aparecida, é outra referência do Parque do Ingá, assim como o Jardim Japonês, inaugurado em 1978 em comemoração aos 70 anos da imigração japonesa no Brasil com a presença da realeza nipônica, a princesa Michiko e o príncipe Akihito, hoje imperador. Recentemente foi inaugurado o Centro de Apoio ao Turismo e está em estudo a reforma da ′Maria Fumaça′, assim como da pista da caminhada, que receberá piso diferenciado.
Programação:9 h - Abertura da Feira do Parque e Feira das Flores9h30 - Abertura da exposição com artistas plásticos locais “Nosso Parque é show”11h - Missa na gruta com Dom Anuar Bapttisti14 - No Jardim Japonês - Apresentação de Taiko, Yosakoi Soran (Acema) e Exposição de Bonsai14h30 - Exposição de carros antigos e Clube do Fusca15h00 - Apresentação da Orquestra de sopro 15h30 - Flash Mob - Parabéns Pra Você - Onde você estiver cante Parabéns para o Parque.15h30 - Início do Show da Banda Biss - Show Rede Massa e Massa FM - Avenida PaissanduDurante todo o dia das 9 às 17 horas no entorno do Parque do Ingá:
-Recreação com pintura de rosto com tema de animais-Palhaço-Clubinho da leitura-Exposição de Fotos do Parque do Ingá no entorno do Parque.-Varal de pintura alusiva ao parque-Brinquedos infláveis - Cama elástica - Piscina de bolinha-Algodão doce e pipoca-Espaço Saúde ( Glicemia e pressão)-Cantinho dos escoteiros (Grupo de Escoteiro Verde Canção)-Aula de Zumba-Contação de história-Musical com Ricardo Matiello-Caminhada e atividades físicas da terceira idade-Conscientização educacional ambiental no Centro de Apoio ao Turista -CAT (secretaria do Meio Ambiente)-Grafite-Skate-Hip Hop -Slack Line-Dança-Trilha-Apresentação de Banda de Rock