SERVIÇOS PÚBLICOS

Ações para remoção de árvores são intensificadas após forte vento e chuva

Ações para remoção de árvores são intensificadas após forte vento e chuva
De forma emergencial, a Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) realizou nos últimos dias a retirada de 40 árvores, principalmente na região do Residencial Tuiuti, atingida por forte vento e chuva. Em todos os turnos, equipes da Gerência de Arborização trabalham na retirada de árvores que oferecem riscos à população e obstruem o trânsito. Neste ano, a administração removeu mais de 3 mil árvores e fez o plantio de 3,8 mil, mais do que os 2,5 mil de todo o ano de 2016.

“Atendemos solicitações de maringaenses que aguardavam a retirada de árvores há mais de 10 anos. A remoção de árvores condenadas reduziu o número de quedas sobre veículos e residências, gerando uma economia para o município com a redução de indenizações”, ressalta o secretário de Serviços Públicos, Vagner de Oliveira.

A intensificação de ações para a remoção de árvores da Semusp também se dá pela realização de mutirões do programa “Maringá Cidade Limpa” com a concentração de máquinas e servidores em bairros específicos incluindo a limpeza de bocas de lobo, troca de lâmpadas, roçadas em áreas públicas entre outros serviços.

O cuidado com as árvores da cidade, um dos grandes patrimônios do maringaense, conta ainda com a elaboração do Plano Municipal de Gestão de Arborização, em fase de elaboração, que definirá critérios para escolha de espécies e definição dos locais de plantio. Secretarias municipais, entidades representativas de classe, organizações não-governamentais e instituições de ensino analisam entre outras áreas a história da arborização do município, espécies, legislação e educação ambiental.

Remoção e indenização

Para solicitar o recolhimento e poda de árvores os cidadãos devem entrar em contato com a Prefeitura de Maringá, através do telefone 156, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Nos outros dias e horários, o contato é o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

Proprietários de imóveis, veículos e outros bens atingidos com a queda de galhos e árvores podem pedir o ressarcimento de valores pagos com os consertos, sendo necessárias entre outros documentos, as fotos do acidente, apresentação de três orçamentos, vistoria por técnicos da Prefeitura antes do reparo dos danos.

O pedido será deferido somente após a aprovação com o parecer técnico de engenheiros da Secretaria de Serviços Públicos e da Procuradoria-Geral do Município. A solicitação de ressarcimento deve ser feita na praça de atendimento do Paço Municipal, aberta das 9 às 17 horas. Neste ano, a Prefeitura registrou mais de 474 pedidos de indenização.