MEIO AMBIENTE

Plano de Arborização tem atualização de censos e estudo de destinação de resíduos

Plano de Arborização tem atualização de censos e estudo de destinação de resíduos
Prosseguem os estudos das comissões que trabalham na elaboração do Plano Municipal de Gestão de Arborização que definirá, entre outras ações, critérios para escolha de espécies e definição dos locais de plantio na zona urbana. As comissões têm até março de 2018 para finalizar os trabalhos.

A comissão de diagnóstico atualiza dados de censos de arborização da Copel e do Instituto da Árvore, além de informações da Ouvidoria (156). Imagens aéreas com perfilamento a laser do Geoprocessamento são utilizadas para o novo diagnóstico, possibilitando inclusive medição de altura e identificação de espécies.

Para formatar o Plano Municipal de Gestão de Arborização a comissão de legislação analisa leis municipais, estaduais e federais, incluindo o Plano Diretor do Município. Com a Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) são analisadas novas formas de destinação dos resíduos do corte de arborização urbana, levando em consideração o recém-criado Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

A comissão de espécies se reúne mensalmente para definição de espécies por zona de Maringá, priorizando elementos históricos analisados por subcomissão específica que trabalha com a caracterização da arborização do início da formação do município.

Participam das comissões, representantes do poder público, entidades representativas de classe, organizações não-governamentais e instituições de ensino superior.